Digite para buscar

Estadodemocráticodedireito

Polícia Civil de SP a João Doria: “não cumprimos vontade de governador”

Em carta, 14 governadores deram a entender que usariam forças policiais em favor do STF, mas a Polícia Civil de SP lembrou que corporações são instituições de Estado, não de governo

Compartilhar
Polícia Civil de SP a João Doria: "não cumprimos vontade de governador"

O presidente da Associação dos Delegados de SP, delegado Gustavo Mesquita, respondeu ao governador de São Paulo, João Agripino Doria, que a Polícia Civil não é uma instituição do governo e que não cumprirá ordens que não estejam dentro da Constituição.

“A Polícia Civil é uma instituição de Estado, não de governo. Neste sentido estaremos sempre prontos a cumprir com nosso dever que emana da Constituição Federal, que é defender a integridade das instituições e o próprio Estado Democrático de Direito”, afirmou o delegado ao jornal Diário de S.Paulo.

“Se precisar, a polícia assim o fará, por força da sua atribuição constitucional e não por vontade do governador do Estado, que transitoriamente ocupa essa cadeira e não tem o poder de determinar como a polícia civil deve agir ou deixar de agir”, disse Mesquita.

Na segunda-feira (16), os governadores de 13 estados e o do Distrito Federal, publicaram uma carta de apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF), dizendo que “no âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário.”

Um dos governadores chegou a afirmar que “avanços autoritários e antidemocráticos contra os ministros contarão com a resistência das forças dos estados”, segundo a CNN Brasil.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) foi ainda mais claro e declarou, pelo Twitter: “Não será por falta de proteção policial que vão acabar com a independência do Judiciário no Brasil.”


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress