Digite para buscar

História

NY: Estátua de Thomas Jefferson será removida por ser “incrivelmente racista”

Comissão de Arquitetura e Urbanismo da cidade de NY decide banir da prefeitura monumento de 1833 de um dos pais fundadores dos EUA

Compartilhar
NY: Estátua de Thomas Jefferson será removida por ser "incrivelmente racista"

Uma estátua de 188 anos de Thomas Jefferson será removida da Prefeitura de Nova York após a decisão unânime da Comissão de Urbanismo da cidade.

O primeiro a tentar remover a estátua de um dos pais fundadores das dependências da prefeitura foi o vereador Charles Baron, do Partido Democrata, em 2001. “Como as pessoas podem considerar herói alguém que teve centenas de africanos escravizados, alguém que era racista e que dizia que éramos inferiores e alguém que era um pedófilo escravista?”, disse o vereador. “[Thomas Jefferson] ser canonizado em uma estátua é incrível – incrivelmente racista.”

Candidato pelo Partido Republicano à prefeitura, Curtis Sliwa criticou a decisão da comissão. “Será que apagaremos de repente as imagens, as marcas, os nomes de todos os grandes patriotas porque eles eram proprietários de escravos, o que era bastante comum naquela época?”

O monumento em questão foi doado em 1833 por um comodoro da Marinha Judaica em celebração à defesa da liberdade religiosa promovida por Jefferson.

A ideia inicial era transferir a estátua para a Sociedade Histórica de NY, mas os membros da comissão não concordam com o pagamento da taxa cobrada pela organização. Ainda não se sabe o destino da peça.

Com informações de Daily Wire

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress