Digite para buscar

Educação x ideologia

Estadão sugere que ENEM exija “defesa do governo”

Tablóide fake news dá a entender que é preciso “defender Bolsonaro” em prova com questões de Karl Marx, Marcuse e Piketty. Para entrar na USP, continuamos recomendando fingir ser stalinista

Compartilhar
Estadão sugere que ENEM exija "defesa do governo"

O tablóide Estadão publicou uma “reportagem” mostrando que alguns candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 estariam “com medo de contrariar o governo Bolsonaro na redação” da prova aplicada neste domingo (21) em todo o Brasil.

A polêmica em torno do Enem deste ano foi alimentada após o pedido de demissão de 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão subordinado ao Ministério da Educação e responsável pela avaliação.

A preocupação com a ideologização do exame, que a imprensa esqueceu de demonstrar nos governos anteriores, parece ter sido desproporcional na avaliação de 2021.

Falando sobre as questões feitas na prova aplicada no domingo (21), uma professora disse ao UOL que a prova foi bem elaborada e que não acredita ter havido interferência do governo.

O Guia do Estudante afirma que os conteúdos cobrados no exame “atenderam às expectativas dos professores.”

Imagem: Participantes do primeiro dia de Enem em 2019, Brasília (DF).
Crédito: Luis Fortes/MEC (Todos os direitos reservados)
Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress