NY: Estátua de Thomas Jefferson será removida por ser “incrivelmente racista”
Comissão de Arquitetura e Urbanismo da cidade de NY decide banir da prefeitura monumento de 1833 de um dos pais fundadores dos EUA
Compartilhar
Uma estátua de 188 anos de Thomas Jefferson será removida da Prefeitura de Nova York após a decisão unânime da Comissão de Urbanismo da cidade.
O primeiro a tentar remover a estátua de um dos pais fundadores das dependências da prefeitura foi o vereador Charles Baron, do Partido Democrata, em 2001. “Como as pessoas podem considerar herói alguém que teve centenas de africanos escravizados, alguém que era racista e que dizia que éramos inferiores e alguém que era um pedófilo escravista?”, disse o vereador. “[Thomas Jefferson] ser canonizado em uma estátua é incrível – incrivelmente racista.”
Candidato pelo Partido Republicano à prefeitura, Curtis Sliwa criticou a decisão da comissão. “Será que apagaremos de repente as imagens, as marcas, os nomes de todos os grandes patriotas porque eles eram proprietários de escravos, o que era bastante comum naquela época?”
O monumento em questão foi doado em 1833 por um comodoro da Marinha Judaica em celebração à defesa da liberdade religiosa promovida por Jefferson.
A ideia inicial era transferir a estátua para a Sociedade Histórica de NY, mas os membros da comissão não concordam com o pagamento da taxa cobrada pela organização. Ainda não se sabe o destino da peça.
Com informações de Daily Wire
Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós
Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store