Digite para buscar

Canal no Youtube

Guten Morgen Drops: Suas definições de nazismo foram atualizadas

Estreamos nosso canal no Youtube, com drops do Guten Morgen em formato vídeo no meio da semana. E polêmica segue com a filiação do nazismo.

Compartilhar

Guten Morgen, Brasilien! Eis mais uma novidade do Senso Incomum para nossos queridos leitores (e também para os mais pentelhos): estamos agora iniciando nosso canal de vídeo no YouTube, atendendo a uma enxurrada de pedidos, mais alguns faniquitos e até algumas ameaças de morte isoladas. E começamos nosso canal comentando o que mais esquentou a internet na última semana: a renovada discussão sobre a filiação ideológica do nazismo: o nacional-socialismo alemão era de direita ou de esquerda?

Já tratamos o tema tanto em podcast quanto em dois artigos (aqui e aqui) no Senso Incomum, mas o clima esquentou com o debate entre Nando Moura e o casal Leon e Nilce, do canal Coisa de Nerd.

Nando Moura perguntou como o nazismo poderia ser chamado de “direita”, se não há nenhuma relação entre Hitler e os grandes ícones da direita, como Reagan, Churchill, Trump ou Bolsonaro, sendo tão fácil notar semelhanças entre Hitler e Stalin, ou Mao, ou Kim Jong-un. Leon e Nilce (minhas desculpas antecipadas por ter esquecido seu nome), replicaram que o que une os dois lados não é o socialismo, mas sim o fato de serem todos totalitários, e que totalitarismo tanto pode vir da esquerda (caso de Stalin) quanto da direita (caso de Hitler).

Será mesmo que esta definição é válida? Por acaso Adolf Hitler ou qualquer outro nazista se considerou direitista? Afirmou fazer parte da “extrema-direita”? Auto-declarou-se “conservador”? Ou até mesmo capitalista? Se toda a definição é baseada em quem é inimigo do marxismo, como sempre se tenta fazer, não será todo o mundo livre de “extrema-direita”?

É o que explicamos no episódio piloto do nosso canal do Youtube, com nossos Guten Morgen Drops. Apesar deste episódio piloto ser longo, assine o canal e logo teremos comentários no meio da semana, entre os episódios de nosso podcast Guten Morgen, comentamos assuntos mais rápidos que não precisam de uma “aula” completa como em nosso podcast.

Não se esqueçam de assinar o canal e divulgar para seus amigos para que possamos crescer. Guten Morgen, Brasilien!


—————

Assine nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso à nossa revista digital com as Previsões 2017!

Conheça o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern pelo Instituto Borborema para aprender como a política se faz pelo controle da linguagem e de sentimentos.

Faça sua inscrição para o 2.º Congresso Virtual do Brasil Paralelo e, de quebra, ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link.

[amazon asin=8515009633&template=iframe image2][amazon asin=8588062496&template=iframe image2][amazon asin=8515036533&template=iframe image2][amazon asin=1933859180&template=iframe image2][amazon asin=1400034094&template=iframe image2][amazon asin=B006IDG3Y0&template=iframe image2][amazon asin=B002QB136Q&template=iframe image2][amazon asin=8580332761&template=iframe image2][amazon asin=8580332680&template=iframe image2][amazon asin=858033280X&template=iframe image2][amazon asin=B007SYJUZC&template=iframe image2][amazon asin=8580331978&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress