Cultura

Mostra ‘Queermuseu’ no Rio consegue derrubar classificação na Justiça

Classificação para maiores de 14 anos é agora apenas indicativa

A exposição “Queermuseu” no Rio de Janeiro conseguiu derrubar a classificação proibitiva para menores de 14 anos, e agora ela é apenas indicativa. O museu Parque Lage venceu nesta terça (21) uma ação movida na Justiça contra a proibição.

PUBLICIDADE

Uma decisão da 1ª Vara da Infância e da Juventude só permitia acesso de jovens de 14 e 15 anos se acompanhados dos responsáveis.

A mesma exposição já sofreu mais de uma dezena de processos, desde sua abertura e fechamento em Porto Alegre. Na ocasião, a Queermuseu foi suspensa pelo Santander Cultural após pressão de grupos de direita.

A Queermuseu no Rio foi garantida por meio de um crowdfunding, que levantou mais de R$ 1 milhão. O prefeito Marcelo Crivella (PRB) não permitiu que a mostra fosse levada ao MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro). Já o Parque Lage é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Ou seja, ainda é um museu público.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

PUBLICIDADE

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos