Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 11: Dilma – O Julgamento Final

Neste episódio de nosso podcast, o Guten Morgen, o julgamento final de Dilma. E por que todo intelectual é de esquerda? E ainda: o Dilmês.

Compartilhar
Guten Morgen 11 - podcast do Senso Incomum: o Julgamento Final de Dilma

Guten Morgen, Brasilien! No décimo primeiro episódio do nosso podcast, comentamos o Julgamento Final de Dilma Rousseff, com o impeachment correndo no Senado.

Dilma Rousseff e os petistas afirmam que o processo é um “golpe”, mas, desesperançosos, confiam que a História vai julgar Dilma.

Ou seja: o Senado pode fazer o impeachment passar. Mas, nas aulas de História, os professores ensinarão as crianças e adolescentes que Dilma e o PT estavam corretos, que sofreram um golpe de Estado etc.

Os professores de História, como se sabe, são em sua maioria de esquerda. Mas não apenas isso: os intelectuais são quase sempre de esquerda. Por que isso se dá? A direita não é intelectual? Ela é menos inteligente? O que a une não é uma idéia, um sonho? O que então define a direita?

Se a esquerda é conhecida no Brasil, a direita não é. E nem sequer os poucos intelectuais de direita. Por isso a inquietação da esquerda com a ascensão da direita no Brasil. O que devemos conhecer da direita que ainda não sabemos?

E, sobretudo, devemos escorraçar a direita como um poço de obscurantismo e esperar que a sociedade seja guiada por intelectuais? Conhecendo os intelectuais escrevendo em nossos jornais, estaremos mais protegidos se formos dirigidos por intelectuais?

Depois dessa análise, ainda um livro a ser comentado e lido com urgência nessa semana: Dilmês, o Idioma da Mulher sapiens, de Celso Arnaldo Araújo, da editora Record.

Não apenas por ser um livro único em analisar um fenômeno único: o idioleto falado por Dilma Rousseff, de gramática mais próxima do búlgaro do que do português. Mas, já que estamos falando da história julgando Dilma por ser o mais curioso retrato histórico dos 5 anos de Dilma no poder, através de suas frases, seus discursos, o desenvolvimento de sua mentalidade.

Nenhum livro conseguirá contar a história de 2011 até hoje com uma precisão tão cirúrgica quanto Dilmês. Não é uma análise apenas de um idioma falado por um único ser humano: é uma viagem histórica, é um aprofundamento detalhado numa mentalidade que tomou o país, venceu duas eleições e até hoje se recusou a fazer sentido.

Nada contará melhor os anos 2011-2016 do que o livro Dilmês.

Escutem, não esqueçam de assinar nosso feed, de nos curtir em seu ouvidor de podcasts preferido (em nosso último episódio, chegamos a ficar em 4.º lugar em toda a iTunes Store!), dar umas estrelinhas para nós de avaliação e comentar, perguntar, criticar e, claro, divulgar! E quem puder, contribua em nosso Patreon para ser nosso patrão!

Guten Morgen!

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/280561229″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Contribua para manter o Senso Incomum no ar sendo nosso patrão através do Patreon

Não perca nossas análises culturais e políticas curtindo nossa página no Facebook 

E espalhe novos pensamentos seguindo nosso perfil no Twitter: @sensoinc

Saiba mais:

[amazon asin=8501106763&template=iframe image2][amazon asin=8580331447&template=iframe image2][amazon asin=8580332249&template=iframe image2][amazon asin=8580330688&template=iframe image2][amazon asin=8535908951&template=iframe image2][amazon asin=8580332117&template=iframe image2][amazon asin=8567394821&template=iframe image2][amazon asin=8568493289&template=iframe image2][amazon asin=8580330181&template=iframe image2][amazon asin=8578274504&template=iframe image2][amazon asin=B00I0BTOEY&template=iframe image2][amazon asin=B00FAHTUQI&template=iframe image2]

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress