Digite para buscar

América

Vitória de Trump na Geórgia: Um prenúncio de seu governo

A eleição no sexto distrito da Geórgia marca uma vitória acachapante de Donald Trump e do Partido Republicano - e o desmonte final do obamismo.

Compartilhar
Donald Trump Geórgia

Uma das promessas que Donald Trump fez durante a campanha, em tom de brincadeira, foi: Vocês vão se cansar de vencer. E, pelo menos por agora, ele continua entregando aos seus eleitores. A notícia foi muito pouco ou nada divulgada nos meios de comunicação da grande mídia brasileira apesar da enorme divulgação aqui nos Estados Unidos.

O motivo a maioria dos eleitores dessa página conhecem: eles perderam mais uma. Eu estou falando da eleição do sexto distrito eleitoral da Geórgia. O Republicano Tom Price ocupava a cadeira mas foi escolhido pelo presidente Trump pra ser o seu secretário de saúde, então eleições especiais foram convocadas.

Apesar de ser um distrito que tradicionalmente elege Republicanos há décadas, o perfil eleitoral é mais alinhado com o establishment do partido. São eleitores considerados mais “elitizados” e possivelmente por essa razão Donald Trump venceu Hillary Clinton lá com uma margem de apenas um ponto de vantagem.

Os Democratas viram nesse ambiente uma oportunidade de vencer a eleição e assim construir uma narrativa política que poderia servir como arma pra paralisar a agenda do presidente no congresso. Seria como um referendo sobre sua performance até o momento. Se os Republicanos perdessem no distrito, uma mensagem clara seria mandada pro congresso: “Os eleitores Republicanos não estão satisfeitos com a performance do presidente então é melhor vocês se distanciarem dele”.

No ano que precede as importantíssimas eleições de meio termo, isso seria exatamente o que os Democratas precisavam para impedir que o legado de Barack Obama fosse completamente desmantelado.

A grande mídia entrou com tudo no pleito. A indústria do entretenimento e suas celebridades de Hollywood usaram sua influência pra promover o até então pouco importante sexto distrito da Geórgia. Cerca de 30 milhões de dólares foram doados pra campanha do candidato Democrata Jon Ossoff. Ele venceu o primeiro turno numa eleição que contava com dezoito candidatos, em sua vasta maioria Republicanos.

A vitória no primeiro turno serviu como combustível pra esquerda que aproveitou pra dobrar os esforços. O clima de já ganhou tomou conta da mídia e da insatisfeita e enfurecida base Democrata. A eleição acabou sendo a que recebeu o maior montante de doações na história das eleições distritais americanas. Ossoff adotou um tom moderado pra tentar apelar pros independentes e até pra Republicanos insatisfeitos com Trump.

As últimas pesquisas apertaram e davam empate técnico. A eleição seria decidida na moeda. Ontem os eleitores compareceram às urnas e o povo decidiu. Karen Handel, candidata Republicana que ficou em segundo lugar no primeiro turno, foi eleita com quatro pontos de vantagem e jogou um banho de água fria em todos os inimigos de Trump que esperavam finalmente ganhar uma.

Essa foi a quarta eleição especial esse ano e a quarta vitória dos Republicanos. O assunto obviamente já está desaparecendo da grande mídia mas o recado está dado. Apesar de todos os esforços de seus adversários, Donald Trump mantém sua base fiel e acumula mais uma vitória. Digam o que quiserem do presidente americano mas uma coisa não dá pra negar: Seus eleitores estão cansando de vencer.

—————

Assine nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso à nossa revista digital com as Previsões 2017!

[amazon asin=856801433X&template=iframe image2][amazon asin=B01FEQHVLA&template=iframe image2][amazon asin=B00IZZ0YF8&template=iframe image2][amazon asin=8562910112&template=iframe image2][amazon asin=8535255729&template=iframe image2][amazon asin=8567394503&template=iframe image2][amazon asin=853522372X&template=iframe image2][amazon asin=B01L0XXIBS&template=iframe image2][amazon asin=8501402516&template=iframe image2][amazon asin=8501090794&template=iframe image2][amazon asin=8567394260&template=iframe image2][amazon asin=8580330718&template=iframe image2]
Assuntos:
Marcelo Ribeiro

Médico formado na Universidade Federal Fluminense, com residência médica em medicina interna na Universidade de Connecticut e especialização em geriatria na Universidade de Miami. Com título pela American Board of internal Medicine em Medicina interna e geriatria, exerce carreira como médico hospitalista no Centro Médico do Estado do Maine nos Estados Unidos da América.

  • 1
plugins premium WordPress