Digite para buscar

¡Es tu madre!

Latinos dos EUA rejeitam uso de expressão “latinx”

Progressistas americanos descobrem que neologismo inventado nos corredores de centros acadêmicos incomoda ou ofende até 40% dos hispânicos, segundo pesquisa

Compartilhar
Latinos dos EUA rejeitam uso de expressão "latinx"

Os políticos americanos que quiserem conquistar votos de eleitores hispânicos devem parar de usar o termo “latinx” para se referir ao público latino dos EUA.

Uma pesquisa feita com eleitores latinos mostrou que 40% deles se incomodam ou até se ofendem com o neologismo criado no ambiente acadêmico.

A pesquisa foi conduzida em meados de novembro pela Bendixen & Amandi International, uma empresa Democrata com foco no público hispânico.

Eles descobriram que 30% dos eleitores hispânicos – 24% dos Democratas e 43% dos Republicanos – têm menor probabilidade de apoiar um político ou organização política que use a expressão.

De acordo com o levantamento, apenas 2% dos eleitores hispânicos usam o termo.

Seguindo o resultado da pesquisa, o presidente da Liga dos Cidadãos da América Latina Unidos (LULAC), Domingo García, instruiu toda a equipe da organização e membros do conselho a retirarem a palavra “Latinx” das comunicações oficiais.

“A realidade é que há muito pouco ou nenhum suporte para seu uso e é meio que visto como algo usado apenas por políticos ou acadêmicos”, disse García.

“A LULAC representa José e Maria na rua principal do bairro e precisamos nos comunicar com eles da mesma forma que eles falam uns com os outros”, afirmou García à NBC News.

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress