Digite para buscar

Redes sociais

O próprio Lula sancionou a lei que o impede de se candidatar a presidente

O petismo tanto concordava com a Ficha Limpa que Dilma Rousseff propôs ampliar a lei a todo funcionário público

Compartilhar

Em 5 de maio de 2010, após recolher 1,6 milhão de assinaturas por iniciativa popular, a Lei da Ficha Limpa foi aprovada na Câmara Federal. Duas semanas depois, por uma histórica unanimidade, foi confirmada no Senado.  A sanção presidencial veio em 4 de junho daquele ano. Com isso, políticos condenados em segunda instância ficaram proibidos de se candidatarem em disputas eleitorais.

Quem era o presidente da República na ocasião? A resposta está no rodapé do próprio site do Planalto: Luiz Inácio Lula da Silva.

Corta para 24 de janeiro de 2018, sete anos e meio depois. Em outra decisão unânime, e ainda mais histórica, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou Lula a mais de 12 anos em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Por se tratar já da segunda instância, o ex-presidente foi atingido pela lei que ele mesmo sancionou no inverno de 2010.

As ironias não param por aí. Quando, em 15 de março de 2015, Dilma Rousseff enfrentou o primeiro grande protesto pelo impeachment, o marketing do Governo Federal achou por bem sugerir um “pacote anticorrupção”. A quarta das cinco medidas propostas tinha por objetivo ampliar a lei da Ficha Limpa para todo o funcionalismo público:

“A quarta medida é um projeto de lei que altera o Estatuto do Servidor Público e estende as exigências de ficha limpa para todos os servidores da União e dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – em todas as suas instâncias.”

Com a inelegibilidade de Lula, a esquerda passou a trabalhar na imprensa pautas que desmerecem a Ficha Limpa, a mesma lei que o petismo não só ajudou a aprovar, como se propôs a ampliar. Eles a apoiaram porque sempre se julgaram acima da lei. Para sorte dos brasileiros, e máximo azar da esquerda, a realidade vem se provando bem diferente.

—————

Siga o autor deste texto no Twitter ou Facebook. Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B07684RVL3&template=iframe image2][amazon asin=8581638643&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=B01NAUSD9I&template=iframe image2][amazon asin=8576843161&template=iframe image2][amazon asin=B006FUUKPO&template=iframe image2][amazon asin=8592649218&template=iframe image2][amazon asin=859264920X&template=iframe image2][amazon asin=B00ZB5PRS4&template=iframe image2][amazon asin=8592649293&template=iframe image2][amazon asin=8520925944&template=iframe image2]
Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress