Digite para buscar

Mídia

O Jornal Nacional sobre Trump e a Coréia do Norte é um show de manipulação de trouxas

É impossível deixar de reconhecer o mérito de Trump no fim da Guerra da Coréia e na soltura de prisioneiros políticos por Kim Jong-un. Bem, impossível? Deixe com o Jornal Nacional.

Compartilhar
Jornal Nacional (William Bonner) fala sobre Donald Trump e a Coréia do Norte

Donald Trump fez três americanos serem soltos de uma prisão política na Coréia do Norte. Lembremos: Bill Clinton, para fazer o mesmo, deu a Kim Jung-il todo o plano nuclear que seu filho hoje tem. Trump, pelo contrário, ameaçou Kim publicamente dizendo que seu botão nuclear era maior e funcionava; jornalistas diziam que a ação de Trump causaria a Terceira Guerra. 

Como o Jornal Nacional poderia fazer o que sempre faz: culpar Donald Trump por tudo o que acontece no mundo, como furacões (sim, Jorge Pontual fez isso), a KKK (braço armado do Partido Democrata) ou as birutices de Kim?

Bem, deve ter demorado o dia inteiro de laboriosas reuniões infundadas, mas um jornalista teve uma idéia. Não funcionaria, é claro, fazer uma análise sobre como Trump conseguiu a liberdade dos jornalistas, e por que isto ocorreu bem na era Trump, e não nos oito gloriosíssimos anos de Obama, quando o presidente americano dizia “Bom dia” e todos os jornalistas noticiavam como a democracia no mundo aumentava com os dentes do primeiro presidente negro sorrindo ao mundo. Menos ainda mostrando ao público qual o plano de Trump para a península coreana sem precisar disparar um míssil, ou como Trump terminou a Guerra da Coréia depois de 73 anos (a idade da sua avó) pelo Twitter.

Para a Globo, ninguém precisa pensar, ainda mais nestas coisas, que destróem a narrativa de que Obama é bom porque… bem, porque todo dia diziam que ele era bom, e que Trump é ruim porque… bem, porque todo dia dizem que ele é ruim.

O Jornal Nacional decidiu simplesmente fazer o contrário: destacar no noticiário a fala de Trump: “Eu agradeço a Kim Jong-un por…” [corte brusco meio segundo depois]. Se não tem argumentos (pode perguntar a qualquer marqueteiro), use a associação imediata. O cérebro das pessoas funciona assim para comprar refrigerante e absorvente, mas só o cérebro dos tolos funciona assim para definir o que pensar politicamente. E se tem uma aposta certa, é que o espectador da Globo (e a esquerda brasileira, o que dá no mesmo) tem cérebro de tolo e só pensa por associação imediata.

Não, nenhuma palavra sobre análise geopolítica além disso. Basta colocar um agradecimento diplomático (cujo subtítulo é: “Obrigado por não me forçar a gastar alguns milhões de dólares soltando um míssil na sua moringa, seu gordinho escroto do inferno”) e pronto: Trump até está parecendo um pouco com Kim Jong-un, ao contrário de Obama, que é um grande democrata.

Isto para não falar no Acordo Nuclear do Irã, que a Globo relata como se Trump tivesse acordado de mau humor e dissesse: “Quer saber? Vou sair dessa meleca, só pra mostrar que a gloriosa política genial e salve-salve do Obama vai ser destruída, BUAHAHAHAHAHAH! Amanhã ainda pretendo linchar negros no meio da rua, e depois de amanhã, vou envenenar a maçã da Branca de Neve!”

Alguma palavra sobre Israel ter encontrado provas de que o Irã está desenvolvendo bombas nucleares justamente porque o acordo que Obama deu de presente para os ayatollah’s atômicos gritando “Death to America!” dia sim, dia também, permitia isso? (alguém aí lembrou do que Bill Clinton deu de presente para Kim Jong-il? ah, sim. mas não foi a Globo.)

Quem se informa pela Globo realmente só sabe fazer associações imediatas com o que jornalistas resolvem RECORTAR, ao invés de informar e mostrar um todo concatenado, com começo, meio e fim, sem contradições e sem sensacionalismo emocional.

Mas fake news, obviamente, somos nós.

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8550802751&template=iframe image2][amazon asin=B076L24CLM&template=iframe image2][amazon asin=8595070288&template=iframe image2][amazon asin=8563160125&template=iframe image2][amazon asin=B077V1VP7M&template=iframe image2][amazon asin=8580333318&template=iframe image2][amazon asin=8567394147&template=iframe image2][amazon asin=8567801087&template=iframe image2][amazon asin=B01ETRGEIG&template=iframe image2][amazon asin=8551003062&template=iframe image2][amazon asin=8594541198&template=iframe image2][amazon asin=859507027X&template=iframe image2]

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress