Digite para buscar

Canal no YouTube

ESTRÉIA: Guten Morgen TV 01 – Você não sabe nada do que é Estado laico

Nosso canal no YouTube reestréia em novo formato, e no primeiro episódio do Guten Morgen TV, explicamos o que raios é Estado laico. Inscreva-se no canal e ative o sino!

Compartilhar
Guten Morgen TV 01 - Estado laico

Guten Morgen, Brasilien! E com surpresa para o ano novo e a nova era: estamos não apenas retomando o nosso canal no YouTube (que estava completamente empoeirado e abarrotado de teias de aranha) como inaugurando uma nova fase: gravaremos a partir daqui, dos estúdios da Panela Produtora, agora também especialista em vídeo!

E reinauguramos com um novo formato: vamos analisar temas que estão sendo debatidos de maneira completamente alesmaiada nos rincões da internet e trazer chumbo grosso para mostrar como se fala muito, e muito pomposamente, sobre palavras e conceitos sem se fazer a menor idéia do que eles significam.

Um deles foi “Estado laico”, que voltou à tona após Magno Malta rezar uma oração durante a comemoração da eleição de Jair Bolsonaro. “O Estado laico está em risco”, grassaram ESPECIALISTAS.

“Especialistas em Estado laico”? Que faculdade fizeram?

Além de termos de nos livrar de nossos especialistas de Globo News, é preciso entender de fato o que raios é “Estado laico”. Afinal, é um termo pomposo e garboso, usado sempre que se quer criticar o cristianismo. Mas há um problema: a idéia de o Estado não possuir uma religião oficial serve muito mais para proteger a religião do Estado, e não o contrário, como querem crer nossos incultos especialistas, jornalistas e palpiteiros de internet.

Não contente com isso: o cristianismo é a única religião a permitir um Estado laico, justamente por ter em sua configuração uma distinção explícita entre o líder religioso e o líder político. Além de tirar a Verdade da idéia de política (e poder), acaba permitindo que a Verdade seja entendida não pela força, e sim pela Revelação da realidade, ainda permite que a religião seja definida por ecumenismo, uma forma de “convencimento”.

Os Estados confessionais, na verdade, indicavam uma obediência do governante a uma Verdade acima de seu poder. A laicidade absoluta da modernidade foi quem justamente destruiu a dualidade do poder para instaurar o poder político absoluto. Mas que “especialista” por aí sabe explicar isso? Não se esqueçam de curtir o vídeo, seguir o canal e ativar o sininho!

—————

Para entender como lidar com o novo vocabulário político, confiram nossa revista exclusiva para patronos através do Patreon ou Apoia.se.

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Adquira as camisetas e canecas do Senso Incomum na Vista Direita.

[amazon asin=8567394732&template=iframe image2][amazon asin=8563160877&template=iframe image2][amazon asin=8501114537&template=iframe image2][amazon asin=8501112933&template=iframe image2][amazon asin=8567394147&template=iframe image2][amazon asin=859507013X&template=iframe image2][amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=859507027X&template=iframe image2][amazon asin=8595070288&template=iframe image2][amazon asin=8567394872&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress