China demite professores cristãos que não renunciarem sua religião
Partido Comunista Chinês com vários negócios com Doria também pressiona para que cristãos exijam que familiares abandonem a fé em Jesus
Compartilhar
O portal Guia.me publicou no mês passado relatórios da agência Bitter Winter, que monitora a liberdade religiosa na China, descrevendo que professores cristãos no país estão sendo obrigados a abandonar a fé para continuar trabalhando no sistema de ensino.
“O controle do estado sobre a ideologia está se tornando cada vez mais rígido, particularmente no campo da educação. Se os professores mantêm crenças religiosas (…) isso se torna um problema político para o governo”, disse uma professora cristã à agência.
Segundo a Bitter Winter, a pressão aumentou depois que o ditador Xi Jiping, em 2018, disse que o objetivo da educação é criar os jovens para o socialismo.
“Uma escola na província de Heilongjiang, em junho do ano passado, ameaçou demitir uma professora depois de descobrir que ela também pregava em uma igreja doméstica. Ela recebeu a ordem de parar de fazer isso, ou o governo puniria a escola inteira”, relata a agência.
O Partido Comunista Chinês (PCC) está contratando funcionários para investigar se professores têm alguma crença cristã. Uma educadora, que era protestante, foi forçada a deixar o cargo em agosto do ano passado.
“As investigações sobre as professoras e seus familiares foram realizadas em segredo, sem abordá-las diretamente, apenas conversando com pelo menos cinco pessoas em seu local de trabalho, comunidade residencial ou escola”, informa o relatório.
Os professores também são orientados a denunciar ao PCC qualquer vestígio de cristianismo, seja na família, no trabalho ou entre alunos.
Obras literárias também são passíveis de investigação e censura – referências à fé cristã foram retiradas do livro Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. O texto original diz:
“Também encontrei três Bíblias muito boas, (…) alguns livros em português também; e entre eles dois ou três livros de oração papistas, e vários outros livros que eu cuidadosamente guardei”.
No romance editado e publicado pelo PCC, o texto faz referência apenas aos livros portugueses.
Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!
Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!
Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós
Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita