Digite para buscar

Agripino bolado

EXCLUSIVO! João Doria sobre demolição de hospital em SP: “Quem for contra é bolsonarista”

Deputada Janaína Paschoal denuncia pretensão do governo de SP de demolir hospital infantil para ceder terreno à iniciativa privada

Compartilhar
EXCLUSIVO! João Doria, sobre demolição de hospital em SP: “Quem for contra é bolsonarista”

A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) denunciou, na quinta-feira, na Assembléia Legislativa de SP (Alesp) que o governo do Estado pretende demolir o Hospital Infantil Darcy Vargas, localizado no bairro do Morumbi, na capital paulista.

Em entrevista exclusiva ao Senso Incomum, a deputada conta que resolveu visitar o hospital, junto com a senadora Mara Gabrilli, após o governador afirmar que prosseguiria com o projeto que previa a demolição do hospital.

De acordo com a deputada, João Doria afirmou em reunião mensal com os deputados estaduais, ocorrida via Zoom na quinta-feira, 4, que “a decisão está tomada e quem for contra é porque é bolsonarista.”

O governador justificou a demolição do hospital dizendo que ele estava “caindo aos pedaços” e que a sua localização em bairro de alto padrão prejudicava o atendimento à população mais carente. “Quando eu cheguei lá, [eu vi que] é o contrário! O hospital é extremamente agradável, arborizado, os andares todos adequados para os tratamentos”, disse a deputada.

Sobre o segundo argumento do governador, ela ainda lembrou que o hospital fica ao lado da favela de Paraisópolis. “As crianças que moram em Paraisópolis e têm essas doenças mais graves são todas tratadas lá [no Darcy Vargas].”

A proposta recebida pelo governo por um grupo empresarial, segundo a deputada, seria a de demolir o hospital, usar o terreno para construir condomínios de alto luxo e construir um hospital novo no bairro do Jaguaré.

No início da noite, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de São Paulo (SEC) informou ao Senso Incomum, por telefone, que a história da demolição do hospital não passava de fake news.

Após a resposta da SEC, entramos em contato com a senadora Mara Gabrilli que disse ao Senso Incomum: “Conversei com o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e ele confirmou que cogitou-se essa mudança, sim, mas que era uma idéia incipiente e um desejo de ampliar os serviços do hospital. Felizmente, em mensagem trocada com o governador hoje, ele garantiu que o hospital permanecerá onde está. Acredito que esta foi uma decisão justa e que visa manter um serviço de referência prestado pelo Governo do Estado de São Paulo.”

Ao ser informada de que a deputada e a senadora haviam conversado com nossa reportagem, a SEC não mais classificou a informação como fake news e, em nota (reproduzida abaixo) informou que o hospital não será demolido.

“Não haverá fechamento ou nenhuma interrupção do serviço prestado pelo Hospital Infantil Darcy Vargas. A Secretaria de Estado da Saúde está sempre em busca de melhores condições para assistir os pacientes do SUS, e apenas recebeu uma proposta que prevê a implantação deste hospital em prédio novo, totalmente estruturado e equipado para melhoria da assistência. Qualquer definição seguirá diretrizes técnicas, legais e administrativas, mediante parecer da Procuradoria Geral do Estado.”

Janaína conta que soube do recuo do governador, mas diz que vai esperar uma resposta oficial. “Eu estou esperando a resposta ao requerimento de informações e estou esperando a resposta ao ofício que eu mandei para a Procuradoria do Estado.” A deputada teme que a idéia de demolir o Darcy Vargas volte a ser cogitada daqui a um tempo, quando o caso cair no esquecimento.

“E por que eu quero ver os documentos? Porque esse hospital é originariamente federal. Quando houve a cessão [ao Estado de SP] foi com a condição de continuar o atendimento de saúde ali. Então, o governador não pode dar esse terreno pra construtora nenhuma”, finaliza a deputada.


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress