Digite para buscar

Educação

Escolas fechadas deixarão 2 a cada 3 alunos sem conseguir ler textos simples

Estudo do Banco Mundial avalia que 77% das crianças de 10 anos não serão capazes de compreender textos simples

Compartilhar
Escolas fechadas deixarão 2 a cada 3 alunos sem conseguir ler textos simples

O Banco Mundial publicou um estudo mostrando que “as estimativas iniciais dos efeitos do fechamento das escolas na região [da América Latina e Caribe] (…) pode fazer com que cerca de dois em cada três alunos não sejam capazes de ler ou entender textos adequados para a sua idade.”

O documento, intitulado “Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças”, informa que a parcela de estudantes abaixo dos níveis mínimos de proficiência na América Latina e Caribe aumentou de 55% para 71% dos alunos, após 10 meses de escolas fechadas. O estudo projeta que esse número aumenta para 77% caso o fechamento perdure por mais 3 meses.

“Além disso, estima-se que as perdas de aprendizagem para a região, também medidas pelas pontuações médias do PISA, sejam substancialmente maiores para os estudantes mais pobres do que para os mais ricos.”

O documento informa que a pandemia afetou mais de 170 milhões de estudantes na região e lembra que a demora de alguns países em reabrir as escolas “pode ser também um sinal de falta de preparação.”

Ainda segundo o estudo, os prejuízos na aprendizagem após 10 meses de fechamento das escolas resultam em perda de produtividade da região na ordem de US$ 1,7 trilhão.

“A pandemia provavelmente terá consequências negativas vitalícias, especialmente para o bem-estar das crianças pequenas e das famílias.”


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress