STF bloqueia ‘homeschooling’ no Brasil
Ministros entenderam que prática não é proibida por lei, mas também não é regulamentada
Compartilhar
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesta quarta-feira (12) que não é permitido no Brasil o homeschooling – ou seja, educar alunos em casa, sem matricular na escola.
Na verdade, a maioria dos ministros (sete dos 11) concordaram que a Constituição Federal não proíbe a prática, mas, como não há lei regulamentando o ensino domiciliar, não haveria como fazê-lo legalmente. Seria preciso o Congresso aprovar uma lei antes.
Luiz Fux e Ricardo Lewandowski foram além e entenderam que o “homeschooling” é inconstitucional – ou seja, mesmo se o Congresso aprovasse uma lei regulamentando, ela não poderia valer.
Apenas o relator, Luís Roberto Barroso, votou a favor do “homeschooling”.
O assunto chegou ao STF em maio de 2015, por meio de recurso apresentado por uma família de Canela (RS) empenhada em tirar a filha, Valentina, da escola formal e instituir o “homeschooling”.
Valentina frequentava uma escola municipal onde crianças pequenas convividam em sala de aula com adolescentes. Os pais consideraram a situação inapropriada, porque os alunos mais velhos tinham “sexualidade bem mais avançada”. A família ainda argumentou ter discordâncias religiosas em relação ao conteúdo lecionado.
A prática do “homeschooling” tem crescido no mundo inteiro.
—————
A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!
Confuso com as eleições? O Teatro das Tesouras, do Brasil Paralelo, explica a história das eleições brasileiras e como chegamos até aqui. Conheça através deste link!
Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!
Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!
Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.
[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B0186FEYKW&template=iframe image2][amazon asin=8501112933&template=iframe image2][amazon asin=8567394732&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=8563160249&template=iframe image2][amazon asin=8563160125&template=iframe image2][amazon asin=B06XC9RH65&template=iframe image2][amazon asin=B07DRJVFDN&template=iframe image2][amazon asin=856739497X&template=iframe image2]