Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 32: Como vencer o terrorismo – com Filipe Martins

Filipe Martins, o maior prognosticador do país, volta ao nosso podcast para analisar como a gestão de Donald Trump vai combater o terrorismo.

Compartilhar

Guten Morgen, Brasilien! Em mais um episódio do podcast do Senso Incomum durante as férias do editor, conversamos novamente com nosso forecaster, analista de riscos, clarividente e antevisor com olhos de Cassandra, Filipe Martins, para analisar como podemos vencer o terrorismo, sobretudo a partir da gestão Donald Trump.

O terrorismo foi definitivamente o tema definidor das eleições americanas, enquanto a mídia e o Partido Democrata apenas repetia bobagens a respeito de declarações mal feitas e filigranas como “banheiros transgênero”. Afinal, o que Barack Obama e Hillary Clinton ofereceram de segurança a um mundo com a ameaça do terrorismo islâmico?

Um mundo constantemente ameaçado por al Qaeda, Boko Haram, al Shabbab e, claro, o Estado Islâmico, exige um conhecimento, uma estratégia e diversas táticas novas. Como precisamos compreender a religião muçulmana para poder agir em um mundo amedrontado pela jihad, hoje consubstanciada na forma do terrorismo islâmico?

O terrorismo permeia ainda uma série de outras questões acessórias. Por exemplo, as indicações de Donald Trump para formar seu gabinete, sobretudo os polêmicos James Mattis, o “Mad Dog”, ou “General Chaos” (como a New Yorker estampou amedrontada em sua capa), famoso pela eficiência absoluta no campo de batalha e por ser tão politicamente incorreto que faz Donald Trump parecer um diplomata, hoje Secretário de Defesa, e o ainda mais polêmico Rex Tillerson, ex-CEO da Exxon que, por isso, foi entendido como uma indicação para fazer um conchavo entre bilionários. Hoje Secretário de Estado, cargo que já foi de John Kerry e, antes dele, de Hillary Clinton, como e por que estes homens são as peças fundamentais para entender e combater o terrorismo mundial?

Ainda há questões geopolíticas, como a relação debilitada da América com Israel após 8 anos de gestão Barack Obama, que já chegou a dar um chá de cadeira em Benjamin Netanyahu, e a interminável questão Palestina, já que Donald Trump, ainda por cima, pretende, como Ronald Reagan, mover a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém, deixando claríssimo como o meio dia que entende que a capital de Israel é, afinal, de Israel, e não parte de um país que ainda não existe.

Por fim, também uma análise filosófica, religiosa, histórica, teológica e investigadora pesada sobre as reais razões da nada lenta islamização do Ocidente, quais são os pensadores por trás disso e o que eles dizem sobre o mundo contemporâneo.

A produção, como sempre, é do maravilhoso estúdio Panela Produtora, com edição de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto. Guten Morgen, Brasilien!

—————

Assine nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso à nossa revista digital com as Previsões 2017!

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/312808091″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

[amazon asin=B000YHAWO8&template=iframe image2][amazon asin=8579623820&template=iframe image2][amazon asin=8567394503&template=iframe image2][amazon asin=8562910066&template=iframe image2][amazon asin=B00NI060EY&template=iframe image2][amazon asin=B005LVO6JY&template=iframe image2][amazon asin=B0035WTCEA&template=iframe image2][amazon asin=8520502350&template=iframe image2][amazon asin=8585115432&template=iframe image2][amazon asin=8567394260&template=iframe image2][amazon asin=8501402516&template=iframe image2][amazon asin=8580332109&template=iframe image2]

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress