Celso de Mello e Marco Aurélio Mello completarão 75 anos de idade durante o mandato 2019-2022

Já que estávamos falando da aposentadoria do juiz americano Anthony Kennedy, não custa lembrar um fato importante sobre as eleições deste ano no Brasil: o presidente eleito em 2018 vai indicar pelo menos dois ministros ao STF.

PUBLICIDADE

A lei determina aposentadoria compulsória aos ministros do STF quando eles completam 75 anos de idade. Originalmente o limite era 70 anos, mas ele foi ampliado em 2015 com a aprovação da chamada PEC da Bengala.

O decano da corte, Celso de Mello, completa 75 anos em novembro de 2020. Ele está no STF desde 1989 e foi indicado por José Sarney.

Já Marco Aurélio Mello assopra 75 velinhas em julho de 2021. No STF desde 1990, foi indicado pelo seu primo Fernando Collor. Marco Aurélio é famoso por ser voto vencido entre os ministros, e em várias questões perdeu as votações por 10 x 1.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os substitutos desses dois ministros, portanto, serão indicados pelo presidente que estiver no poder no mandato 2019-2022.

Não é impossível que esse número aumente, se algum dos outros nove atuais ministros decidir se aposentar mais cedo. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Joaquim Barbosa, que se aposentou aos 59 anos.

PUBLICIDADE

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos