Digite para buscar

Justiça do Equador manda prender Rafael Correa

Compartilhar

A Corte Nacional de Justiça, equivalente no Equador ao nosso STF, aceitou nesta terça-feira (3) o pedido da Procuradoria-Geral do país para solicitar à Interpol a prisão e extradição do ex-presidente Rafael Correa (2007-2017).

Correa mora na Bélgica desde maio e não cumpriu medida cautelar para comparecer ao tribunal em Quito na segunda-feira (2).

Em junho, Correa foi indiciado na investigação de uma suposta tentativa de sequestro do ex-deputado equatoriano Fernando Balda Flores, ocorrida na Colômbia em 2012.

Segundo o Los Angeles Times, no começo do governo Correa, Fernando Balda trabalhava em um banco de desenvolvimento do governo, onde afirma ter testemunhado casos de corrupção envolvendo o então presidente. Após fazer críticas públicas, foi acusado de calúnia e subversão da segurança nacional e condenado a dois anos de prisão, o que o levou em 2010 a buscar asilo na Colômbia.

Em 2012, Balda foi capturado no meio da rua em Bogotá por um grupo de homens que, segundo a investigação, fora contratado por agentes da inteligência equatoriana. Um taxista viu o sequestro e a polícia da Colômbia resgatou Balda horas depois. Procuradores dizem haver evidências de que Rafael Correa foi o mandante da ação.

Após ser libertado pela polícia colombiana, Balda foi extraditado para o Equador e cumpriu a pena de dois anos. Sua afirmação de que foi sequestrado só recebeu atenção judicial este ano, meses depois de Correa deixar o cargo.

As encrencas de Rafael Correa com a Justiça o tornam mais um integrante na lista de ex-presidentes latino-americanos, principalmente de partidos integrantes do Foro de São Paulo, que estão presos ou sendo investigados. É o caso de Lula, preso desde abril; e de três ex-presidentes peruanos investigados por corrupção relacionada à Odebrecht, inclusive Ollanta Humala, muito próximo de Lula.

No fim de 2016, a Operação Lava Jato já havia feito o BNDES suspender obras em seis países latino-americanos: Argentina, Cuba, Guatemala, Honduras, República Dominicana e Venezuela.

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=B07BJMNZC1&template=iframe image2][amazon asin=8520942768&template=iframe image2][amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=B075MS19FH&template=iframe image2][amazon asin=859507027X&template=iframe image2][amazon asin=8542611039&template=iframe image2][amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=8581638643&template=iframe image2][amazon asin=8550802751&template=iframe image2][amazon asin=B077BVNRPG&template=iframe image2][amazon asin=B078Y7JQFG&template=iframe image2][amazon asin=8580333318&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress