Meta da Otan é gastar 2% do PIB em defesa; presidente americano pede para considerarem 4%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos aliados da Otan que invistam mais em defesa. “Os EUA estão pagando demais, e os outros países não estão pagando o suficiente”, disse Trump na manhã desta quarta (11).

PUBLICIDADE

Trump chegou a Bruxelas, capital da Bélgica e sede da Otan, para uma cúpula com os chefes de governo dos membros da aliança.

Os Estados-membros da Otan concordaram em 2014 numa orientação de gastarem pelo menos 2% do PIB em defesa até 2024, mas muitos ainda não atingiram essa meta. A Alemanha, por exemplo, gasta cerca de 1,2%.

Em 2017, apenas oito membros da Otan cumpriram a meta de gastos de 2% do PIB em defesa: Estados Unidos, Estônia, Grécia, Letônia, Lituânia, Polônia, Reino Unido e Romênia. A aliança tem 29 membros, que serão 30 com a entrada da Macedônia, convidada formalmente na cúpula desta semana a se juntar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em Bruxelas, Trump pediu aos aliados para considerarem dobrar a meta e gastar 4% do PIB em defesa. Os EUA devem investir cerca de 3,5% este ano, o que corresponde a quase 70% dos gastos em defesa da aliança.

—————

PUBLICIDADE

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos