Digite para buscar

Hegemonia

Olavo na UFPE: O caldo entornou

Se algo pode ser aprendido até mesmo pela esquerda no episódio do filme sobre Olavo de Carvalho na UFPE é que a sua hegemonia acabou. Por Flávio Gordon

Compartilhar
Cartaz do filme O Jardim das Aflições, sobre Olavo de Carvalho, que foi arrancado da UFPE

Há 40 anos, a esquerda brasileira – e aí estou falando de políticos, intelectuais, jornalistas, artistas, publicitários, cineastas etc. – vem se comportando de modo totalitário, demolindo um a um quaisquer canais de veiculação de pontos-de-vista contrários à sua agenda. Na última década, quando sentiram o gostinho do aparato repressor do Estado, esse cenário piorou. Nossa esquerda viu no horizonte a possibilidade de concretizar definitivamente a sua utopia de uma sociedade inteiramente renovada, purificada dos elementos nocivos (conservadores, liberais, esquerdistas moderados etc.), agrupados todos sob o conveniente rótulo de “fascista”.

Nos últimos anos, cansamos de ver manifestações, vindas não apenas da baixa militância, mas de figuras de destaque no debate público, de absoluta intolerância com todo não-esquerdista, uma gente com quem, segundo a tolerância repressiva esquerdista, “não se deve debater”.

Ao longo uma década ou mais, os estudantes universitários têm ouvido o mantra “com direitista não se discute” saindo da boca de seus professores, nas faculdades e nas redações. Aprenderam que um direitista não é um ser humano, mas um animal a ser abatido, um incômodo obstáculo no caminho do mundo melhor. Dentro desse contexto, a violência a que estamos assistindo é inevitável, e tende a piorar, já que a classe falante inteira entrou em modo revolucionário, querendo simplesmente apagar do mapa os valores e idéias conservadores. O episódio de ontem (27/10/2017) na UFPE, em que fanáticos de extrema-esquerda tentaram agredir espectadores do documentário O Jardim das Aflições, de Josias Teófilo, foi apenas o último exemplo.

Ocorre que, no nosso país, a maioria esmagadora da população é conservadora e, nos últimos anos, aos trancos e barrancos, tem se mobilizado e conquistado canais de expressão. A consequência é que muita gente cansou de apanhar calada, de ser tratada como cidadão de segunda classe, que devesse apenas calar e obedecer aos desígnios dos iluminados progressistas. O caldo já entornou. E o que virá daqui em diante, e sobretudo até as eleições do ano que vem, é imprevisível.

Esta é a última semana para comprar filme O Jardim das Aflições com making of por este link. Ou também a versão estendida, com mais de 12 extras, incluindo curso e e-book, por aqui.

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Conheça o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern pelo Instituto Borborema para aprender como a política se faz pelo controle da linguagem e de sentimentos. Conheça também o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=8501402516&template=iframe image2][amazon asin=8567394511&template=iframe image2][amazon asin=8567394260&template=iframe image2][amazon asin=8562910198&template=iframe image2][amazon asin=8567394058&template=iframe image2][amazon asin=8562910031&template=iframe image2][amazon asin=8567394791&template=iframe image2][amazon asin=8562910066&template=iframe image2][amazon asin=8567394929&template=iframe image2][amazon asin=8595070008&template=iframe image2][amazon asin=8567394619&template=iframe image2]
Assuntos:
Flavio Gordon

Flávio Gordon tem 37 anos, é carioca, casado, doutor em antropologia social, escritor, tradutor e autor do blog "O Brasil e o Universo: crônicas sobre a surrealidade política e cultural brasileira" (http://obrasileouniverso.blogspot.com.br). Twitter: @flaviogordon Facebook: https://www.facebook.com/flavio.gordon

  • 1
plugins premium WordPress