Digite para buscar

Não transfere voto

Petistas querem que Lula apoie Marina, Ciro ou até mesmo Bolsonaro

Para azar do PT e de Fernando Haddad, pesquisa mostra que o lulismo é muito maior que o petismo, e que o partido não herda votos do condenado

Compartilhar

Quando o Datafolha vai às ruas, ele não pergunta apenas a intenção de voto do eleitor, mas traça todo um perfil dos entrevistados. São detalhes importantes que não costumam encontrar espaço nas manchetes da imprensa tradicional. No levantamento divulgado em abril de 2018, por exemplo, é possível conferir que, apesar de tudo, um em cada cinco brasileiros vem se assumindo petista.

O que não necessariamente implica em voto ao PT. O instituto perguntou, na ausência do condenado na eleição presidencial, quem Lula deveria apoiar na campanha. Sem qualquer estímulo, nada menos que 14% responderam Marina Silva, da Rede. O segundo mais citado? Com 9%? Jair Bolsonaro.

Ciro Gomes, do PDT, ficou apenas com terceiro posto. Fernando Haddad, do próprio PT? O quinto.

Com 22%, Marina é ainda mais lembrada quando colhe-se apenas as resposta dos petistas. Neste grupo, Ciro fica em segundo, com 11%. Quanto a Bolsonaro, segue em terceiro, com 9%. Haddad? Citado por 4%, perde até para Geraldo Alckmin, do PSDB, com 5%.

Na sequência, como quem não quer nada, o Datafolha repetiu a questão, desta vez oferecendo apenas candidatos de esquerda nas respostas. Ciro foi escolhido por 28% dos entrevistados. Haddad, com 15%, ficou pouco atrás de “nenhum”, opção de um em cada quatro sabatinados.

O ex-prefeito de São Paulo não é o preferido dos entrevistados nem quando somente petistas respondem. Neste grupo, perde para o pedetista por uma boa folga de 17% a 32%.

Eis a prova de que o lulismo, para azar do PT, era e é muito maior do que o petismo.


Siga o autor deste texto no Twitter ou Facebook. Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B07684RVL3&template=iframe image2][amazon asin=8581638643&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=B01NAUSD9I&template=iframe image2][amazon asin=8576843161&template=iframe image2][amazon asin=B006FUUKPO&template=iframe image2][amazon asin=8592649218&template=iframe image2][amazon asin=859264920X&template=iframe image2][amazon asin=B00ZB5PRS4&template=iframe image2][amazon asin=8592649293&template=iframe image2][amazon asin=8520925944&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress