Digite para buscar

Diplomacia

Mais um acerto Trump: Nafta é trocado por novo acordo

Presidente cumpre promessa de campanha e ainda põe a América primeiro até no nome do USMCA

Compartilhar

Com a adesão do Canadá no fim deste domingo (30) à noite a um novo acordo, o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) chegou ao fim, sendo substituído por um novo acordo comercial. Trata-se de mais uma promessa cumprida da campanha Trump, poucas semanas antes das eleições nas quais estarão em jogo as 435 vagas de deputado federal e 35 das 100 cadeiras de senador nos Estados Unidos.

O novo USMCA (US-Mexico-Canada Agreement) coloca a América em primeiro lugar até no nome. Confira as principais regras:

  • Regras de origem. As montadoras de veículos terão de aumentar de 62,5% para 75% a quantidade de peças produzidas dentro da América do Norte para poderem aproveitar os benefícios do acordo.
  • Salários. Como já falamos aqui no Senso Incomum, as novas regras serão mais rigorosas sobre o salário mínimo praticado na fabricação de produtos que se beneficiam do acordo, o que deve transferir empregos do México para fábricas nos EUA e no Canadá.
  • Cláusula do “pôr do sol”. Em vez de ter validade indefinida, como o Nafta, no USMCA está acordado que, daqui a seis anos, os três países vão decidir se o acordo será renovado.
  • Laticínios. Trump conseguiu aumentar o acesso de empresas americanas para vender laticínios no Canadá, que protege muito sua indústria.
  • Segurança nacional. O acordo preserva o direito dos Estados Unidos de impôr tarifas de emergência para preservar a indústria automotiva.

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

Confuso com as eleições? O Teatro das Tesouras, do Brasil Paralelo, explica a história das eleições brasileiras e como chegamos até aqui. Conheça através deste link!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B0186FEYKW&template=iframe image2][amazon asin=8501112933&template=iframe image2][amazon asin=8567394732&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=8563160249&template=iframe image2][amazon asin=8563160125&template=iframe image2][amazon asin=B06XC9RH65&template=iframe image2][amazon asin=B07DRJVFDN&template=iframe image2][amazon asin=856739497X&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress