Guten Morgen 96: Filipe Martins e a geopolítica brasileira
Nosso ex-editor assistente volta ao seu podcast preferido para comentar as mudanças recentes na geopolítica brasileira - e, claro, a influência de Olavo de Carvalho, o tal "gabinete do ódio" e muito mais
Compartilhar
Guten Morgen, Brasilien! Enquanto o mundo se prepara para a Terceira Guerra Mundial (vide nosso último episódio, sobre Trump x o Irã), o Brasil ganhou um destaque radicalmente diferente do mundo, sobretudo pela geopolítica do governo Bolsonaro. E tudo isso graças ao trabalho de Filipe G. Martins, que abandonou o cargo de editor-assistente deste Senso Incomum para assumir a Assessoria de Assuntos Internacionais da Presidência da República.
Ou seja: o Brasil deixou definitivamente de ser um “anão diplomático”. E, muito mais importante, o mundo olha para Jair Bolsonaro como um dos líderes mais importantes, para o bem ou para o mal – mas não mais com a condescendência que se olhava para um pobre país exótico e periférico, com um presidente analfabeto e uma presidente francamente pirada como foi no passado recente.
Filipe Martins volta ao seu podcast preferido para comentar como enxerga questões fundamentais, como o novo alinhamento do Brasil em relação ao Oriente Médio, como a nova relação do país com Israel, inclusive iniciando o processo de mudança da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.
Além de tudo, Filipe Martins também explica para leigos como funciona na prática o tal globalismo, que pegou todos os jornalistas de surpresa. Fala sobre a filosofia de Olavo de Carvalho. A indicação de Nestor Foster para embaixador nos Estados Unidos. E também comenta como é ser acusado de ser o chefe de um suposto “gabinete do ódio” – sendo que todos sabem que nós é que damos ordens nele…
Tudo isso com a cultura, humor e profundidade que você está acostumado, sobretudo quando o Filipe Martins é nosso convidado!
A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência Pier. Guten Morgen, Brasilien!
Conheça a importância da Primeira Guerra Mundial assinando o Guten Morgen Go – go.sensoincomum.org!