Digite para buscar

Grande irmão

Facebook envia avisos sobre “amigos extremistas” aos usuários

Big Tech quer "dar suporte" para pessoas expostas a "grupos violentos que querem manipular sua raiva"

Compartilhar
Facebook envia avisos sobre "amigos extremistas" aos usuários

Usuários do Facebook nos EUA relatam que a plataforma tem enviado pop-ups de aviso aleatórios relacionados a “conteúdos” ou “pessoas” extremistas.

Uma das mensagens pergunta: “você está preocupado que alguém que você conhece esteja se tornando um extremista?” e segue dizendo que o Facebook se preocupa com o extremismo na plataforma.

“Outras pessoas na mesma situação receberam suporte confidencial”, continua o aviso, recomendando que o usuário “ouça histórias e aconselhamento de outras pessoas que se libertaram de grupos extremistas violentos.”

A mensagem disponibiliza um botão para “obter suporte”, que leva a outra página do Facebook sobre extremismo.

Um outro pop-up avisa que o usuário pode ter sido exposto a “conteúdo extremista prejudicial recentemente.” A mensagem então afirma que “grupos violentos tentam manipular sua raiva e frustração”, oferecendo a mesma opção de “obter apoio”.

A editora do Redstate, Kira Davis, que disse ter recebido uma captura de tela da mensagem de um amigo, escreveu: “Ei, alguém teve essa mensagem aparecendo em seu FB? Meu amigo (…) recebeu esta mensagem duas vezes. Ele está muito perturbado.”

“O Facebook me enviou aleatoriamente este aviso sobre extremismo quando eu cliquei no aplicativo. Bem estranho. … O botão de obter suporte abre um pequeno artigo pedindo às pessoas que não sejam odiosas”, escreveu outro usuário no Twitter.

“Obtenha suporte de especialistas. Identifique os sinais, entenda os perigos do extremismo”, diz parte da mensagem

Um porta-voz do Facebook confirmou ao site Epoch Times que a empresa está atualmente executando os avisos como um teste para alguns usuários.

“Este teste é parte de nosso trabalho para avaliar maneiras de fornecer recursos e suporte a pessoas no Facebook que podem ter se envolvido ou foram expostas a conteúdo extremista, ou podem conhecer alguém que está em risco. Estamos fazendo parceria com ONGs e especialistas acadêmicos neste espaço e esperamos ter mais para compartilhar no futuro”, disse o porta-voz.

Com informações de Epoch Times


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress