Cl***qu**a no AM: familiares denunciam superdosagem no protocolo da morte
Duas famílias apresentaram denúncia de superdosagem em estudo de cl***qu**a ao MP/AM. Morte de 22 pacientes envolvidos na pesquisa é investigada em sigilo
Compartilhar
Duas famílias que perderam familiares no estudo sobre a eficácia da cloroquina realizado em abril de 2020, em Manaus, apresentaram denúncia por suposta tentativa de fraude nos resultados da pesquisa ao Ministério Público do estado do Amazonas, informa o jornal Gazeta do Povo.
Coordenado por mais de 70 profissionais de diversas instituições e universidades, o estudo foi aprovado em três dias pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que, por sua vez, é integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde.
Segundo os denunciantes, os pesquisadores tentaram fazer parecer que os pacientes tomaram doses baixas quando, na verdade, a dose teria sido bem maior, o que levou à morte dos seus parentes.
De acordo com a Gazeta, “a denúncia é reforçada por depoimentos de médicos que acusam a equipe [de pesquisadores] de aplicar uma superdosagem fatal de cloroquina nos pacientes.”
Leia a reportagem completa.
Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!
Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós
Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store
Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!