Disney+ de Hong Kong retira episódio de Simpsons sobre China
Empresa se rende ao PCCh e suprime episódio que, entre outras piadas, mostrava uma placa da Praça da Paz Celestial dizendo "neste local, em 1989, nada aconteceu"
Compartilhar
Um episódio dos Simpsons que apresenta uma piada com a Praça da Paz Celestial, também conhecida como Praça Tiananmen, foi excluído da plataforma de streaming Disney+ em Hong Kong.
Localizada na capital chinesa, Beijing, a praça ficou mundialmente famosa pelo que ficou conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial, ocorrido em 1989. Em 4 de junho daquele ano, um protesto pacífico de mais de cinco mil estudantes e trabalhadores foi reprimido com violência pelo regime comunista chinês.
O episódio censurado pela Disney mostrava a família Simpson em viagem à China, incluindo uma visita à praça em questão, onde uma placa traz a seguinte inscrição: “Praça Tiananmen: Neste local, em 1989, nada aconteceu.”
O episódio também faz piadas ácidas sobre o Tibete, onde Beijing foi acusada de opressão religiosa, e sobre a Revolução Cultural, período devastador da última década do governo de Mao Tse Tung.
Como observou o The Hollywood Reporter, “parece que o episódio sofreu exatamente o tipo de censura que pretende ridicularizar.”
Não se sabe se a censura foi uma imposição do regime ou um ato voluntário da Disney. Procurada por vários meios de comunicação, a empresa não se pronunciou.
Com informações de Daily Mail e Daily Wire