Digite para buscar

Alerta de spoiler

“Clube da Luta” tem final trocado na China

Streaming apresenta criminoso sendo punido, tratado e curado em manicômio

Compartilhar
"Clube da Luta" tem final trocado na China

Filme de David Fincher que se tornou um clássico, Clube da Luta (1999) agora pode ser visto pelos chineses graças ao seu lançamento pela plataforma de streaming local Tencent Video.

Mas os espectadores do país comunista não assistirão exatamente o mesmo filme que fez sucesso em países ocidentais. O final original do filme foi cortado e um epílogo é apresentado em legendas simples que dizem “a polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos (…). Após o julgamento, Tyler foi enviado para um manicômio recebendo tratamento psicológico. Ele recebeu alta do hospital em 2012.”

A maioria dos filmes importados na China passa por um filtro de censura, garantindo alinhamento com os ideais do Partido Comunista Chinês e costumam retratar a aplicação da lei como a força máxima. Se a história original não for assim, ela é alterada, e os censores não parecem se importar em preservar o enredo ou manter a coerência dos filmes que editam. Algumas mudanças são bastante drásticas.

Não está claro se a edição foi resultado de autocensura por parte do serviço de streaming ou resultado de ordens diretas do PCCh, já que nenhum deles comentou o assunto ainda.

No entanto, uma fonte familiarizada com o assunto, segundo a Vice, disse que o filme foi editado pelo proprietário dos direitos autorais e vendido para sites de streaming após receber a aprovação do governo.

Com informações de RT News
Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress