Digite para buscar

Disney Minus

Disney+ de Hong Kong retira episódio de Simpsons sobre China

Empresa se rende ao PCCh e suprime episódio que, entre outras piadas, mostrava uma placa da Praça da Paz Celestial dizendo "neste local, em 1989, nada aconteceu"

Compartilhar
Disney+ de Hong Kong retira episódio de Simpsons sobre China

Um episódio dos Simpsons que apresenta uma piada com a Praça da Paz Celestial, também conhecida como Praça Tiananmen, foi excluído da plataforma de streaming Disney+ em Hong Kong.

Localizada na capital chinesa, Beijing, a praça ficou mundialmente famosa pelo que ficou conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial, ocorrido em 1989. Em 4 de junho daquele ano, um protesto pacífico de mais de cinco mil estudantes e trabalhadores foi reprimido com violência pelo regime comunista chinês.

A imagem que percorreu o mundo e que o Partido Comunista Chinês tenta suprimir da história

O episódio censurado pela Disney mostrava a família Simpson em viagem à China, incluindo uma visita à praça em questão, onde uma placa traz a seguinte inscrição: “Praça Tiananmen: Neste local, em 1989, nada aconteceu.”

O episódio também faz piadas ácidas sobre o Tibete, onde Beijing foi acusada de opressão religiosa, e sobre a Revolução Cultural, período devastador da última década do governo de Mao Tse Tung.

Como observou o The Hollywood Reporter, “parece que o episódio sofreu exatamente o tipo de censura que pretende ridicularizar.”

Não se sabe se a censura foi uma imposição do regime ou um ato voluntário da Disney. Procurada por vários meios de comunicação, a empresa não se pronunciou.

Com informações de Daily Mail e Daily Wire
Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress