Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 8: Hillary, Trump e o imbróglio Khan

As eleições americanas podem virar com o discurso de Khizr Khan em apoio a Hillary e a ofensa de Donald Trump. O que foi noticiado no Brasil?

Compartilhar
Khizr Khan e Gazhala apoiando Hillary Clinton

Hillary Clinton apresentou na Convenção Nacional do Partido Democrata, quando se oficializou como candidata à presidência americana, Khizr Khan, pai do capitão do Exército Humayun Khan, herói de guerra muçulmano na Guerra do Iraque.

Pelo que vimos pela mídia, Donald Trump teria “ofendido” os pais deste herói, que pediu votos para Hillary Clinton e garantiu que ama a Constituição americana e até tinha uma cópia do livro em seu bolso.

A coisa foi tão grave que Trump, até então aparecia liderando por questão de 6 pontos na maioria das pesquisas de intenção de votos na América, de repente se viu perdendo para Hillary, às vezes por até 10 pontos. Pode ser o grande turning point de sua campanha.

Isto mal foi noticiado pela imprensa brasileira, quando foi. Todavia, a situação real se mostra muito mais complexa do que a divergência entre o pai de um herói de guerra muçulmano perfeitamente integrado à América e um obscurantista fanático, autoritário e maluco. Não à toa, o fato na América gerou uma brutal polêmica.

Claro, para se compreender o que de fato está em jogo é necessário entender melhor o próprio sistema eleitoral americano. As análises da mídia e das redes sociais no Brasil adoram tentar entender aquele país com o nosso modelo – o que gera explicações que fariam americanos à esquerda e à direita caírem na gargalhada.

Informe-se e saiba por que neste episódio do Guten Morgen, o podcast do Senso Incomum!

Ah! Não se esqueçam de assinar nosso feed – já disponível na iTunes e no seu ouvidor de podcasts preferido!

http://feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:194719183/sounds.rss

A produção é de Filipe Trielli, no estúdio Panela Produtora. Ouçam:

Contribua para manter o Senso Incomum no ar se tornando nosso patrão através de nosso Patreon – precisamos de você!

Não perca nossas análises culturais e políticas curtindo nossa página no Facebook 

E espalhe novos pensamentos seguindo nosso perfil no Twitter: @sensoinc

Saiba mais:






Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress