Crime & Mídia

G1 trata assaltante como “homem que morre baleado por policial”

Um assaltante rouba um mercado, depois uma moto para fugir. Um policial atira, mata o assaltante. Adivinhe quem o G1 considera "vítima"?

Vale a pena ver de novo. O G1, da Globo, com sua gramática própria de “suspeitos” e afins, tratou mais uma vez um assaltante que morreu numa troca de tiros com policial com a manchete grotesca Homem morre baleado em troca de tiros com policial de folga em Caraguá”. Para os 99% de leitores que lerão apenas a manchete, mais um pobre inocente andando na rua que foi morto pela polícia fascista que mais mata no mundo.

No subtítulo, lido pelo 1% restante, a peripécia do G1 inverte tudo: “Vítima teria assaltado mercado e tentava roubar uma moto por volta de 18h quando foi flagrado pelo PM de folga, que tentou impedir a ação.”

Ah, essas “vítimas” do G1! Note-se ainda que a morte pelo policial fica no indicativo, mas os atos, digamos, socializantes da “vítima” (VÍ-TI-MA!) ficam no subjuntivo: a vítima “teria assaltado”. E isso só no subtítulo.

Nossos valores são formados pelo que achamos justo e injusto. É assim que a mídia domina o debate público, criando animosidades e ideologias: fazendo de tudo no noticiário para parecer narrar o inverso do que ocorreu, apostando na preguiça do leitor, que facilita o trabalho de transformá-lo de um birrento anti-polícia.

E essa grande e velha mídia que quer acusar os outros de serem fake news

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos