Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 59: Lula preso – com Filipes Martins e Trielli

Lula foi preso! E agora? É o fim da esquerda? O mito Lula ainda tem força? As eleições 2018 já estão decididas? É o fim do Brasil? Os Filipes Martins e Trielli analisam em nosso podcast.

Compartilhar
Guten Morgen 59: Lula Preso - com Filipe Martins e Trielli. Podcast do Senso Incomum

Guten Morgen, Brasilien! Estamos aqui de volta em edição extraordinária do seu podcast preferido. Lula está preso! Depois de mais de uma década do mensalão, aquilo que nunca ninguém esperou ver no Brasil se concretizou diante dos olhos de todos: um ex-presidente da República ser indiciado por corrupção, julgado, condenado e preso.

Foram anos de trabalho de alguns, anos de desprezo de outros que consideravam tudo uma grande pantomima que nunca atingiria o maior líder popular do país.

Mas… será mesmo que Lula é “o maior líder popular do país”? Mais: será que Lula hoje pode ser considerado mesmo um “líder popular”, se sua suposta popularidade só é encontrada no quarteirão do Sindicato dos Metalúrgicos, nos DCE’s de Universidades com muitos cursos de Humanas, no voto famélico e ignorante e no Datafolha?

Lula estar finalmente preso é um evento que pode significar uma nova refundação de um país, ou ao menos da Nova República, que teve Lula como seu non plus ultra. Mas certamente devemos ignorar mais uma vez a narrativa da grande e velha mídia de um Lula com popularidade impoluta e extrema (esta mídia que errou tudo nos últimos anos) e tentar observar as mudanças de percepção sobre Lula na mente dos brasileiros médios, que estão longe de parecer militantes socialistas, completos ignorantes ou noveleiros da Globo.

Neste episódio especial, chamamos nosso produtor, Filipe Trielli, e nosso especialista maior em eleições, Filipe Martins, para comentar a imagem estilhaçada do ex-presidente, do PT (que não parece ter uma sobrevida muito clara pós-Lula), da esquerda e de outros partidos do Brasil. Será que a esquerda está morta? A onda conservadora já ganhou? O mundo inteiro se renderá aos “reaças” e a História se congelará em um marasmo olavete e anti-globalista?

E além deste episódio, não se esqueça de conferir o filme “Era Vargas: O Crepúsculo de um Ídolo”, do Brasil Paralelo, com palestras por este link exclusivo. Afinal, é um filme que parece ter sido exatamente sobre a semana passada, com a prisão de Lula – com direito à perseguição à mídia, adoração de um líder, false flag e populismo.

E mais: Marielle Franco, livros de esquerda e direita, podcasts comunistas, antagonismos e radicalismos, Guilherme Boulos, pichações em banheiros de faculdade, Deus na história, o poder do PSOL e fascismo à brasileira nesse episódio do Guten Morgen, o seu podcast sem medo de polêmica – e nem da polícia.

A produção é do próprio Filipe Trielli e de David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência PierGuten Morgen, Brasilien!

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8580333059&template=iframe image2][amazon asin=8595070261&template=iframe image2][amazon asin=8501113026&template=iframe image2][amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=8550802751&template=iframe image2][amazon asin=8566418123&template=iframe image2][amazon asin=8550802387&template=iframe image2][amazon asin=8501109932&template=iframe image2][amazon asin=8580333326&template=iframe image2][amazon asin=859507027X&template=iframe image2][amazon asin=8593751229&template=iframe image2][amazon asin=8595070288&template=iframe image2]

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress