Digite para buscar

Enquanto isso, no STJ...

O Globo publicou sentença da JBS antes mesmo de o julgamento começar

Horas antes de o STJ libertar um dos irmãos Batista, colunista de O Globo antecipou e acertou em cheio o resultado

Compartilhar

No domingo, 18 de fevereiro de 2018, o colunista Lauro Jardim escreveu em O Globo que os irmãos Batista estavam tentando ampliar os acordos de delação premiada de maneira a também “entregar podres do judiciário“. Dois dias depois, o que soava uma ameaça parece ter surtido efeito, com a mesma coluna destacando que:

“A 6ª Turma do STJ decidiu hoje que o empresário Wesley Batista, preso há cinco meses em São Paulo, deverá cumprir prisão domiciliar. Já o irmão, Joesley Batista, para quem a defesa pediu habeas corpus, permanecerá preso.”

O problema, como bem flagrou O Antagonista: a nota veio ao mundo antes mesmo de o julgamento ter começado.  O problema ainda maior: o colunista acertou em cheio o resultado, que só seria conhecido no início da noite. Concluindo o festival de bizarrices, o texto original findou completamente desfigurado após a publicação de uma correção às 15h30 – a URL, contudo, ainda registra o conteúdo original.

Coincidentemente ou não, Jardim é o autor da matéria que deu início à maior crise enfrentada pelo governo Temer, aquela decorrida, coincidentemente ou não, da delação dos irmãos Batista acordada com Rodrigo Janot.

Ainda que se esforcem em publicar desmentidos, a intimidade do jornalista para com a defesa dos investigados parece evidente. Restando não só dúvidas a respeito da informação privilegiada publicada no jornal, como também das relações dos executivos da JBS com os juízes que analisaram os pedidos feitos a uma instância superior.

No dia seguinte, o Antagonista mandou a questão que ninguém parecia ter vontade de fazer: “o Conselho Nacional de Justiça não vai abrir uma investigação sobre o que parece ser um escândalo no STJ“?

Fica aqui o reforço para que não só abra a investigação, mas que a conduza com seriedade, e não apenas como um ato burocrática para que panos quentes sejam jogados na crise.


Siga o autor deste texto no Twitter ou Facebook. Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8501110825&template=iframe image2][amazon asin=B07684RVL3&template=iframe image2][amazon asin=8581638643&template=iframe image2][amazon asin=B06XC7T18X&template=iframe image2][amazon asin=B01NAUSD9I&template=iframe image2][amazon asin=8576843161&template=iframe image2][amazon asin=B006FUUKPO&template=iframe image2][amazon asin=8592649218&template=iframe image2][amazon asin=859264920X&template=iframe image2][amazon asin=B00ZB5PRS4&template=iframe image2][amazon asin=8592649293&template=iframe image2][amazon asin=8520925944&template=iframe image2]

Assuntos:
Senso Incomum

Senso Incomum é um portal de idéias e opiniões contra a corrente de pensamentos automáticos da última moda. Apenas com uma âncora se pode navegar mais longe, ao invés de boiar à deriva. Siga no Twitter: @sensoinc e no Facebook: /sensoincomumorg.

  • 1
plugins premium WordPress