Digite para buscar

Fonte: Wikipédia

“Wikipédia se tornou oponente da democracia”, diz co-fundador

Larry Sanger diz que a plataforma virou mero site de propaganda ao constatar que "apenas fontes de informação progressistas e globalistas são permitidas" na plataforma

Compartilhar
"Wikipédia se tornou oponente da democracia", diz co-fundador

“A Wikipédia se transformou em uma espécie de polícia do pensamento que, de fato, acorrentou pontos de vista conservadores, dos quais discordam.”

Esta frase não foi dita pelo ex-presidente Donald Trump, nem pelo apresentador da Fox News, Tucker Carlson. Quem a escreveu foi ninguém menos do que Larry Sanger, um dos fundadores da Wikipédia, site que, 20 anos após sua criação, se tornou a maior plataforma de crowdsourcing do mundo.

Larry Sanger fundou a Wikipédia junto com Jimmy Wales em 2001. Saiu do projeto em 2002 e há anos é um crítico da plataforma.

As observações de Sanger estão em artigo de sua autoria publicado em seu blog pessoal. O criador da Wikipédia fez uma análise minuciosa de verbetes como “Black Lives Matter”, “Eleições presidenciais de 2020 [dos EUA]”, textos sobre o processo de impeachment contra Donald Trump e outros conteúdos política e culturalmente controversos.

O diagnóstico de Sanger é o de que a Wikipédia abandonou o princípio de neutralidade – embora continue a defender sua “política de visão neutra”, hipocritamente – ao carimbar reportagens sobre política e ciência da Fox News, NY Post ou Daily Mail como fontes “não confiáveis.”

No verbete “Segundo Impeachment de Donald Trump”, a conclusão de Sanger é óbvia: “A Wikipedia ficou do lado dos democratas contra Trump, ponto final. Os artigos são tão tendenciosos, na verdade, que é justo chamá-los de ‘propaganda’.”

Vários veículos de notícias mais centristas, como The Daily Telegraph, The Wall Street Journal e The Weekly Standard, às vezes são aceitos como fonte, disse ele, mas os editores da Wikipédia são “cuidadosos para nunca abandonar a janela de Overton do pensamento progressista.”

“Em suma, e com poucas exceções, apenas fontes globalistas e progressistas – ou fontes amigáveis ao progressismo globalista – são permitidas.”

Por essas razões, conclui Sanger, “não é demais dizer que a Wikipédia, como muitas outras instituições profundamente preconceituosas de nosso admirável mundo digital novo, se transformou em uma espécie de polícia do pensamento que, de fato, acorrentou pontos de vista conservadores dos quais discordam.”

Leia aqui o artigo de Larry Sanger (em inglês).

Com informações de Epoch Times


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress