Digite para buscar

Socialismo

Todos são iguais perante a lei, mas o PSOL é mais igual do que os outros

O PSOL defende um mundo abstrato perfeito, de igualdade, sem armas, sem polícia. Mas seus políticos vivem bem longe do mundo paradisíaco no qual exigem que nós vivamos.

Compartilhar
Bandeiras do PSOL

O assassinato com nítido caráter de execução da vereadora carioca Marielle Franco revela pela enésima vez a principal característica do PSOL, o seu estranho partido que tenta conjugar socialismo e liberdade no seu nome: o PSOL prega uma coisa para a população, mas vive cirurgicamente fora da regra imposta.

É assim ao pregar o desarmamento da população civil, mas ter o deputado que mais gasta com segurança particular paga com o dinheiro do pagador de impostos carioca. É assim pregando “igualdade”, mas com salários tomados inclusive dos pobres cariocas para formar um capital invejável, e depois apregoar que “deputado ganha pouco” (sic), ou que só o seu eleitorado paga seu salário.

E é assim agora com a investigação da morte de Marielle Franco. O PSOL defende a desmilitarização da polícia. Ou melhor, defende mesmo a extinção da Polícia Militar, até usando o velório da vereadora Marielle para entoar um cântico como “Não acabou / Tem que acabar / Eu quero o fim da Polícia Militar!”. O que não impediu que jornalistas exigissem a presença da mesma Polícia Militar para escoltar psolistas no velório de Marielle.

https://twitter.com/barreiragabriel/status/974631360764801024

É a mesma litania dita por Capitão Nascimento no fim de Tropa de Elite 2, um filme que tentou resgatar o brilho do PSOL, após toda a população preferir o Capitão Nascimento linha-dura ao discurso cornomansista de Fraga (personagem de Marcelo Freixo) no primeiro. A culpa seria “do sistema”, não de escolhas individuais.

Enquanto a população fica sem uma polícia que a defenda de bandidos cada vez mais violentos, bastou que uma vereadora do partido fosse assassinada para que o PSOL solte uma nota dizendo que exigem apuração “imediata e rigorosa” do assassinato da política.

Ou seja: num país com quase 70 mil homicídios por ano (só entre os confirmados pela polícia), a vereadora do PSOL tem o direito de “furar a fila” na interminável lista de homicídios do país. Até o titular do recém-criado Ministério da Segurança Pública, Raul Jungmann, acompanhará o caso pessoalmente. Quem teve entes queridos que morreram nos últimos meses, azar. Ninguém mandou morrer e fazer número para atrapalhar a vereadora do PSOL.

https://twitter.com/ginewsmedia/status/974687214989922304

Calculando, 164 pessoas são assassinadas por dia no Brasil. Nunca o PSOL fez qualquer menção a tantos homicídios. Assim que descobriu que perder uma pessoa dói também em quem não tomou tiro, o discurso mudou.

Se Marcelo Freixo antes dizia que não se deve punir ninguém que tenha cometido crimes (o que parece incluir assassinatos), inclusive anistiar (“perdoar” crimes) e dar dinheiro do Estado (ou seja, do pagador de impostos) para os criminosos, agora quer uma apuração “imediata e rigorosa” e diz que isso (o assassinato) “não vai ficar assim, não”. Acaso o PSOL vai agora defender… punir quem mata? Vai dizer que ele precisa ir para… a cadeia? Que são “monstros”? Que cadeia deve tirar o indivíduo da sociedade com rigor? Cadê Vigiar e Punir nessas horas?

Ou seja: o que vale para a população, não vale para os bonitões do PSOL. Eles devem contar com beneplácitos vedados ao restante da população. A população deve andar desarmada e, caso cruze com um nóia ou um traficante armado até os dentes no seu caminho, bem, azar de novo, morra, o PSOL nunca vai dar um pio para você. Mas Marcelo Freixo e os deputados do PSOL… Ah, esses devem usar do dinheiro do carioca para ter segurança particular.

https://twitter.com/ajulysantos/status/974843957526974467

São 27 PMs mortos no Rio em 2018. Um policial morre no estado a cada 54 horas. Em menos de um único mês, 12 policiais foram mortos no Rio de Janeiro sem uma nota de pesar do PSOL além de, como fez a própria Marielle Franco, chamar os Batalhões de “Batalhão da Morte”, por exemplo.

Por que o PSOL tem uma facilidade incrível em descrever in abstracto uma sociedade socialista perfeita, mas as regras da sociedade só valem para a ralé, e não para eles próprios? Por que eles querem todo o conforto de um capitalismo conservador com armas e capital, preconizando para a população um regime de subserviência ao Estado à força, de igualdade na miséria, deixando todo o povo desarmado e em risco de morte?

Por que é tão fácil para o partido de Marielle Franco tiranizar o povo em ditames que exijam uma revolução completa e um Estado poderosíssimo para controlar cada passo, mas os próprios políticos do PSOL vivem bem longe do que querem impor sobre os peões do seu xadrez?

Por que só a morte de Marielle Franco conta para o partido, e não as outras mortes apontando mais de meio milhão por década? Por que o assassinato de Marielle precisa de tanta investigação e punição, sendo que para todas as outras centenas de milhares de assassinatos o PSOL trata como imperioso defender o assassino e tirá-lo da cadeia a qualquer custo?

A frase de George Orwell em A Revolução dos Bichos não poderia ser mais verdadeira para o PSOL: para o partido do socialismo e “liberdade”, todos são iguais perante a lei, mas o PSOL é mais igual do que os outros.

—————

Contribua em nosso Patreon ou Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

[amazon asin=8582304250&template=iframe image2][amazon asin=B074WH8NHP&template=iframe image2][amazon asin=8566418123&template=iframe image2][amazon asin=B00QJDONQY&template=iframe image2][amazon asin=8595070245&template=iframe image2][amazon asin=8535909559&template=iframe image2][amazon asin=8595070210&template=iframe image2][amazon asin=B076TN9GDP&template=iframe image2][amazon asin=8528607321&template=iframe image2][amazon asin=8580333059&template=iframe image2][amazon asin=B076QM3KJ2&template=iframe image2][amazon asin=8586662607&template=iframe image2]

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress