Digite para buscar

Podcast

Guten Morgen 90: MAVs, Fake News, CPI e Antigo Egito

Quer entender o que está acontecendo com as fake news, a CPI que quer calar o país e qual a real sobre MAVs e "milícias"? Vamos voltar ao Antigo Testamento, mais exatamente no Êxodo do Egito, no seu podcast preferido!

Compartilhar
Guten Morgen 90: MAVs, Fake News, CPI e Antigo Egito

Guten Morgen, Brasilien! O Brasil, ou melhor, a internet no Brasil, está parada, assombrada, encurralada, assustadíssima com milhões de MAVs: robôs assassinos que soltam raios laser de seus olhos,  frias máquinas de matar, que, quando não estão causando o apocalipse do Exterminador do Futuro, ainda por cima produzem memes com pouquinhas, bacon e sanduíches de machos em atores pornô – ou, oh, horror!, hienas!!

Além de tudo, essa milícia de ciborgues indestrutíveis feitos de metal líquido ainda produzem uma máquina de fake news a comando direto do gabinete do ódio! Por exemplo, que Olavo de Carvalho prometeu lamber um órgão de Caetano Veloso. Ou que Bolsonaro teria usado disparos em massa do Zap durante sua campanha. Ou que Bolsonaro teria defendido Hitler. Ou que o Bolsa Família iria acabar. Ou que Bolsonaro bateria em seus filhos se namorassem uma negra.

Ah, não, espera. Isso foram os robôs do PT. Confundiu aqui.

E por fim, que tudo isso precisa ser esclarecido como só anjos podem resolver: através de uma CPI! Com políticos impolutos, as pessoas mais preocupadas com o esclarecimento da verdade no mundo! Com deputados ilibados, que se sacrificam em nome da verdade e do bem, preocupados única e exclusivamente com o bem geral da nação, dispostos a abdicar de suas próprias ideologias e nunca aproveitar para caçar inimigos, todos juntos em uma CPI! Afinal, quem mais pode esclarecer a verdade no Brasil do que um deputado?!

Para entender o que está por trás de tudo isto, teremos de voltar, naturalmente, ao Antigo Testamento e estudar o livro de Êxodo, onde tudo começou: tanto os MAVs, quanto as fake news, quanto as CPIs. Tudo, é claro, sob a luz da filosofia de Eric Voegelin.

A gente sempre dá um jeito de citar o Antigo Testamento para falar de qualquer coisa…

E mais: astrologia, Felipe Moura Brasil, o chilique da Globo sobre Marielle Franco, Odisséia, Olavo de Carvalho, o porteiro do Bolsonaro, roupinhas de bebês e muito mais no seu podcast preferido!

Ouça no player abaixo, no Spotify, no Soundcloud ou no seu player de podcasts preferido. Não esqueça de nos seguir! A produção é de Filipe Trielli e David Mazzuca Neto no estúdio Panela Produtora, com produção visual de Gustavo Finger da Agência PierGuten Morgen, Brasilien!

 


————–

Saiba o que está por trás da CPMI das Fake News, o tema mais urgente do ano, em nossa nossa revista.

O Senso Incomum agora tem uma livraria! Confira livros com até 55% de desconto exclusivo para nossos ouvintes aqui

Faça o melhor currículo para arrumar um emprego e uma promoção com a CVpraVC

Compre sua camiseta, caneca e quadro do Senso Incomum em nossa loja na Vista Direita

Conheça a loja Marbella Infantil de roupas para seus pequenos (também no Instagram)

Faça os cursos sobre linguagem e sobre Eric Voegelin (e muitos outros) no Instituto Borborema

Faça gestão de resíduos da sua empresa com a Trashin

Siga-nos no YouTube Instagram

Assuntos:
Flavio Morgenstern

Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro "Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs". Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.

  • 1
plugins premium WordPress