Festa de Natal clandestina pode custar cargo de Boris Johnson
Confraternização aconteceu na residência oficial do primeiro-ministro em dezembro de 2020, na fase mais dura de lockdown imposta por seu próprio governo
Compartilhar
O vazamento de um vídeo do ano passado causou uma das maiores crises enfrentadas pelo gabinete do primeiro-ministro britânico.
Descoberto pela ITV news, o vídeo mostra Allegra Stratton, então secretária de imprensa de Boris Johnson, e Ed Oldfield, funcionário do gabinete, ensaiando uma sessão de coletiva de imprensa.
Na filmagem, Oldfield faz uma pergunta sobre “uma festa de Natal em Downing Street na sexta-feira à noite”, para a qual Stratton ri e responde: “Eu fui para casa.”
Quando ele pergunta se o primeiro-ministro toleraria tal festa, Stratton parece insegura sobre como responder. “Qual é a resposta?”, pergunta a secretária.
Uma terceira voz pode ser ouvida dizendo “não foi uma festa, foi um queijo e vinho”, antes de Stratton acrescentar: “Foi uma reunião de negócios… esta festa fictícia foi uma reunião de negócios” diz a assessora que começa a rir e completa: “não teve distanciamento social.”
A festa teria acontecido no momento em que o próprio governo britânico instaurou duras medidas de isolamento social e lockdown no país, e está sendo criticada por políticos de oposição e situação.
Durante a sessão do Parlamento na manhã desta quarta-feira (08), diversos parlamentares pediram a renúncia do primeiro-ministro.
Imagem: Boris Johnson em coletiva sobre a pandemia (março 2021) Crédito da Imagem: Pippa Fowles / No 10 Downing Street Com informações de Daily Mail