Morre Hélio Bicudo, co-autor do impeachment de Dilma

Fundador do PT, jurista tinha 96 anos e foi também vice-prefeito e deputado federal

Hélio Bicudo, jurista e um dos co-autores do pedido que levou ao impeachment de Dilma Rousseff, morreu nesta terça-feira (31), aos 96 anos, em sua casa, nos Jardins, em São Paulo. Professor de Direito da USP, Bicudo foi um dos fundadores do PT.

PUBLICIDADE

Hélio Bicudo nasceu em Mogi das Cruzes (SP) em 1922. Ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo em 1942, quando começou a trabalhar em um escritório de advocacia.

Foi promotor público, procurador da Justiça, chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo e chefe de gabinete do Ministério da Fazenda. Crítico da ditadura militar, foi autor do livro Meu Depoimento sobre o Esquadrão da Morte, publicado em 1976.

Foi um dos fundadores do PT em 1980, sendo o primeiro-vice-presidente do diretório paulista. Em 1982, foi vice na chapa de Lula que disputou o governo de São Paulo, eleição perdida para Franco Montoro. Em 1986, tentou uma vaga ao Senado, perdendo de novo; foram eleitos Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Hélio Bicudo foi secretário municipal na gestão da prefeita Luiza Erundina e depois deputado federal. Nesse cargo, votou a favor do impeachment de Collor. Foi depois vice-prefeito de São Paulo sob Marta Suplicy.

Em 2005, Hélio Bicudo deixou o PT com o estouro do escândalo do mensalão, quando também saíram Chico Alencar, Ivan Valente e Plínio de Arruda Sampaio (que faleceu em 2014).

PUBLICIDADE

Em 2010, declarou apoio a Marina Silva no primeiro turno e a José Serra no segundo.

Em setembro de 2015, apresentou à Câmara dos Deputados, ao lado de Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal, o pedido de impeachment que derrubaria Dilma Rousseff no ano seguinte.

—————

A revista Senso Incomum número 3 está no ar, com a reportagem de capa “Trump x Kim: Armas nucleares, diplomacia e aço”. Assine no Patreon ou Apoia.se!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Consiga uma vaga de emprego ou melhore seu cargo fazendo seu currículo no CVpraVC!

Faça os cursos de especiais para nossos leitores de neurolinguística empresarial e aprenda a convencer e negociar no Inemp, o Instituto de Neurolinguística Empresarial!

Conheça o curso Introdução à Filosofia Política de Olavo de Carvalho, ministrado por Filipe Martins na plataforma do Instituto Borborema. Conheça também o curso Infowar: Linguagem e Política de Flavio Morgenstern.

Faça sua inscrição para a série Brasil: A Última Cruzada, do Brasil Paralelo, e ganhe um curso de História sem doutrinação ideológica por este link. Ou você pode aproveitar a promoção com as duas temporadas por apenas 12 x R$ 59,90.

Sem mais artigos