Digite para buscar

Mimimi

Estadão reclama que cloroquina doada pelos EUA vira “problema” para governadores

De acordo com o jornal, o fato de o medicamento precisar ser fracionado cria gastos para os estados – e governadores estão reclamando

Compartilhar
Hidroxicloroquina, Estadao, governadores

A empresa americana Novartis doou para o Brasil cerca de 3 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina para o combate à Covid-19, informou o Estadão nesta semana.

O jornal reporta que o Ministério da Saúde não quer fracionar a droga e a responsabilidade para dividir cada frasco com 100 comprimidos em uma dose exata indicada para pacientes do novo coronavírus, além de embalar o produto em caixa específica ficaria a a cargo dos estados.

Os secretários estaduais de saúde reclamaram por ter que fracionar o remédio “não comprovado cientificamente” para a cura da Covid-19. Para reforçar a indignação dos secretários, o Estadão cita uma afirmação da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) que diz que “a hidroxicloroquina deve ser abandonada em qualquer fase do tratamento da covid-19” .

Consultado pelo jornal, o médico e pesquisador da USP, Daniel Dourado, disse que “o ministério continua insistindo em orientações de dose e posologia do medicamento sem nenhuma comprovação e base científica”.

Por fim, o Estadão reitera a ineficiência da droga citando a nota do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que disse que “não há racionalidade em defender o uso desses produtos dentro de uma política pública de medicamentos, muito menos para uso de forma precoce”.

O Estadão não quis ouvir médicos, pesquisadores e conselhos que defendem o uso da hidroxicloroquina no início dos sintomas.

Assim é o jornalismo profissional.


Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Oliver

Oliver é dropista, podcaster e palestrante. Twitter: @Oliver_talk

  • 1
plugins premium WordPress