Digite para buscar

Fake news em comenda

Atila Iamarino “3 milhões de mortes” vira comendador em SP

Vereador Caio Miranda (DEM) usa fake news como justificativa para conceder Medalha Anchieta para autor da fake news das 3 milhões de mortes até agosto

Compartilhar
Atila Iamarino "3 milhões de mortes" vira comendador em SP Vereador Caio Miranda (DEM) usa fake news como justificativa para conceder Medalha Anchieta para autor da fake news das 3 milhões de mortes até agosto

O cientista-especialista-combatedor-de-fake-news-do-TSE-biólogo-gênio-profeta Atila Iamarino já pode adicionar mais um título à sua extensa e magnífica lista: comendador.

Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Caio Miranda (DEM), concede a Medalha Anchieta – maior comenda da capital paulista – ao autor da maior fake news dos 520 anos de história do país.

A justificativa para a honraria é a de que Átila “cumpre um papel primordial no que diz respeito à disseminação de informações verdadeiras e baseadas na Ciência” (grifo nosso), segundo publicado no DO da capital.

Conheça a verdade: obedeça aos seus donos. Clique antes que te prendam.

As previsões catastróficas – e falsas – de Atila Iamarino foram em grande parte responsáveis pelas políticas que trancafiaram a população brasileira por meses em prisão domiciliar.

Usar uma desculpa como esta para homenagear o maior espalhador de fake news já é insano por si só. Mas o absurdo não para por aí.

O texto de justificativa publicado no DO apresenta uma informação falsa ao afirmar que a participação de Atila na entrevista realizada pelo Roda Viva da TV Cultura “rendeu mais de 2 milhões de visualizações, tendo sido a edição mais vista da história do programa.”

Acontece que a edição mais vista da história do Roda viva, com 3,8 pontos de audiência, foi a entrevista com o então juiz Sérgio Moro, em março de 2018. Outra entrevista, exibida em julho de 2018 com Jair Bolsonaro ainda candidato, atingiu 2,3 pontos.

A audiência da aparição do biólogo, ainda que expressiva para os números do programa, teve pico de 1,8 pontos no Ibope.

Mesmo se levarmos em consideração a audiência do Youtube a informação não procede. Enquanto a entrevista de Bolsonaro até o momento teve 10 milhões de visualizações, a de Átila aparece em 2o, com 3,7 milhões de views.

Nada disso parece importar para a Câmara da capital paulista, já que os vereadores aprovaram a homenagem.


Seja membro do Brasil Paralelo e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nósVista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress