Latinos dos EUA rejeitam uso de expressão “latinx”
Progressistas americanos descobrem que neologismo inventado nos corredores de centros acadêmicos incomoda ou ofende até 40% dos hispânicos, segundo pesquisa
Compartilhar

Os políticos americanos que quiserem conquistar votos de eleitores hispânicos devem parar de usar o termo “latinx” para se referir ao público latino dos EUA.
Uma pesquisa feita com eleitores latinos mostrou que 40% deles se incomodam ou até se ofendem com o neologismo criado no ambiente acadêmico.
A pesquisa foi conduzida em meados de novembro pela Bendixen & Amandi International, uma empresa Democrata com foco no público hispânico.
Eles descobriram que 30% dos eleitores hispânicos – 24% dos Democratas e 43% dos Republicanos – têm menor probabilidade de apoiar um político ou organização política que use a expressão.
De acordo com o levantamento, apenas 2% dos eleitores hispânicos usam o termo.
Seguindo o resultado da pesquisa, o presidente da Liga dos Cidadãos da América Latina Unidos (LULAC), Domingo García, instruiu toda a equipe da organização e membros do conselho a retirarem a palavra “Latinx” das comunicações oficiais.
“A realidade é que há muito pouco ou nenhum suporte para seu uso e é meio que visto como algo usado apenas por políticos ou acadêmicos”, disse García.
“A LULAC representa José e Maria na rua principal do bairro e precisamos nos comunicar com eles da mesma forma que eles falam uns com os outros”, afirmou García à NBC News.