Digite para buscar

Big 'Blother'

Cidade chinesa usará app para dar nota a comportamento de cidadão

Iniciativa totalitária foi chamada de "Black Mirror da vida real" pelo Daily Mail. No Brasil, Doria quer mais negócios de tecnologia com o Partido Comunista Chinês

Compartilhar
Cidade chinesa usará app para dar nota a comportamento de cidadão

Reportagem do Daily Mail informa que a cidade de Suzhou, no leste da China, iniciou testes para uma nova era de vigilância dos cidadãos com um aplicativo para celular que gerou indignação no Ocidente (ainda) livre.

O sistema batizado, em tradução livre, de Código de Civilidade foi criticado até por usuários das redes sociais chinesas, que o classificaram como sufocante e o compararam à série britânica Black Mirror.

A ideia do aplicativo é rankear os usuários com base no seu comportamento em sociedade. Todos eles começariam com 1000 pontos cada um e piorariam ou melhorariam a sua avaliação em quesitos como participar de trabalhos voluntários e educação no trânsito. Autoridades do governo disseram que o sistema ainda está em teste e que o aplicativo seria de uso voluntário. Eles minimizaram as críticas, afirmando que foram reações exageradas.

Leia também:
Reino Unido diminui fornecimento do 5G da Huawei por falta de transparência da China

Não é possível, no entanto, classificar de “exageradas” as reações vindas de uma população submetida à vigilância constante, exacerbadas durante a pandemia. Devemos lembrar que o Partido Comunista Chinês obrigou dezenas de milhões de chineses a utilizarem um aplicativo de monitoramento de saúde e rastreamento do histórico de localização. Este é o governo autoritário e inescrupuloso que o governador João Doria festeja e com o qual quer manter relações cada vez mais próximas.


Seja membro do Brasil Paralelo e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress