Digite para buscar

Exemplo da Polônia

Projeto de Lei prevê multa a Big Techs por censura

Ao se comportar como editoras de conteúdo, plataformas precisam ser responsabilizadas pelo conteúdo que decidem não censurar. Ou então, que parem com a censura

Compartilhar
Projeto de lei prevê multa a Big Techs por censura

O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) protocolou na segunda-feira, 8, projeto de lei que pretende barrar a censura que as Big Techs vêm impondo a pessoas, empresas de mídia e instituições, usando regras e pretextos obscuros que acabam atingindo apenas opiniões que não se coadunam com uma visão progressista de mundo.

Existem diversos exemplos de discursos de ódio e incitação à violência que não tiveram o mesmo tratamento das Big Techs, só por terem sido propagados pela turma “do bem”.

Em seu primeiro artigo, a lei pretende “vedar a retirada de mensagens de usuários por provedor de aplicação em desacordo com as garantias constitucionais de liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento.”

Para isto, os deputados propõem adicionar dispositivos no artigo 21o do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) que vedam a censura e prevêem multa e suspensão do serviço no país caso a plataforma contrarie a legislação.

Em sua justificativa, os autores da proposta mencionam o banimento do canal Terça-Livre do YouTube: “Recentes decisões de provedores de aplicações, no sentido de limitar ou orientar mediante algoritmos próprios a divulgação de ideias, conflitam com os fundamentos da livre manifestação de pensamento.” Por este motivo, o projeto recebeu o apelido de Lei Allan dos Santos.


Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!

Entenda o pensamento do maior psicólogo da atualidade: Jordan Peterson – Entre a Ordem e o Caos!

Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!

Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós

Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Vista Direita

Assuntos:
Leonardo Trielli

Leonardo Trielli não é escritor, não é palestrante, não é intelectual. Também não é bombeiro, nem frentista, não é formado em economia e nem ciências políticas. Nunca trabalhou como mecânico e nem bilheteiro de circo. Twitter: @leotrielli

  • 1
plugins premium WordPress